Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/886
Título: A escrita também se cultiva: o projecto “Plantar Histórias”
Autor: Vasconcelos, Maria Ana
Silva, Maria Cristina Vieira
Azevedo, Cláudia
Ferreira, Cristina
Palavras-chave: Expressão escrita
Ensino básico (1º ciclo)
Data: 2006
Citação: VIEIRA, Maria Cristina; AZEVEDO, Cláudia; VASCONCELOS, Maria Ana - A escrita também se cultiva: o projecto “Plantar Histórias”. Cadernos de Estudo. Porto: ESE de Paula Frassinetti. ISBN 1645-9377. N.º4 (2006), p. 31-41.
Relatório da Série N.º: Cadernos de Estudo;4
Resumo: Atendendo às lacunas e à genérica falta de interesse assinaladas nos alunos em termos da sua expressão escrita, bem como à complexidade envolvida neste processo, é objectivo deste artigo divulgar o trabalho de escrita por projectos enquanto modalidade que visa promover a competência escritora de forma mais integrada. Num primeiro momento, serão apresentados alguns aspectos que permitem contextualizar a Escrita enquanto processo, nomeadamente em termos da fundamentação subjacente ao trabalho de escrita baseado em projectos e ainda quanto às características desta modalidade de promoção da competência escritora. De seguida, serão apresentados dois projectos de escrita desenvolvidos com alunos do 2º e 3º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Área de Projecto “Plantar Histórias” desenvolvido no Colégio do Sardão no ano lectivo de 2005–2006. As diferentes fases de implementação dos projectos serão explicadas, nomeadamente no que diz respeito aos alunos envolvidos, à selecção dos temas trabalhados e dos resultados obtidos, entre outros. Dadas as dimensões deste trabalho, iremos apenas servirnos, como técnicas de recolha de dados para avaliação do impacto dos projectos junto dos seus intervenientes, de uma entrevista estruturada (realizada aos dois professores cooperantes envolvidos) e de um questionário por inquérito (passado aos alunos participantes). Serão igualmente tidos em consideração os diários de aula e reflexões críticas que os mesmos suscitaram. Os resultados obtidos apontam no sentido de que a proposta de trabalho por projectos organizados em forma de actividades sequenciadas, porque cobram sentido pela intenção que motiva o projecto, é justamente um tipo de metodologia interessante para levar a cabo pois permite ter em conta toda a complexidade do processo de escrita.
Descrição: p. 31-41
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/886
ISSN: 1645-9377
Aparece nas colecções:N.º 4 (2006) : Ensino básico (1.º ciclo)

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