Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/888
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dc.contributor.authorAfonso, Carlosen_US
dc.contributor.authorCavalcanti, Joanaen_US
dc.date.accessioned2008-07-07T12:19:56Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:58:11Z
dc.date.available2008-07-07T12:19:56Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:58:11Z
dc.date.issued2006en_US
dc.identifier.citationAfonso, Carlos; CAVALCANTI, Joana - Do desconhecimento do Outro à Interculturalidade: a vida (re)escrita no processo de formação profissional. Cadernos de Estudo. Porto: ESE de Paula Frassinetti. ISSN 1645-9377. N.º4 (2006), p.9-21en_US
dc.identifier.issn1645-9377en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/888
dc.descriptionp. 9-21en_US
dc.description.abstractNeste trabalho apresentamos uma breve reflexão acerca das questões relativas ao processo de formação profissional, em particular dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, visto que muitos especialistas apontam para a necessidade de uma revisão dos elementos basilares que conduzem os processos destinados à preparação dos docentes, quer seja durante a licenciatura, quer seja na formação profissional contínua. De facto, o panorama histórico actual, exige um particular esforço por parte de todos aqueles que estão envolvidos na tarefa de educar, mas sobretudo demanda por parte do professor do Ensino Básico – 1º Ciclo, um compromisso de mudança radical com relação às práticas académicas, na organização do espaço pedagógico e, fundamentalmente, uma reflexão profunda relacionada aos seus valores como pessoa, como ser em reconstrução capaz de uma reelaboração na (re)escrita do seu percurso de vida, do modo de ver/olhar e interpretar o Outro naquilo que lhe confere diversidade e por isso enriquecimento. Com efeito, compreende-se que as pedagogias interculturais solicitam do professor um trabalho sobre si mesmo de carácter permanente, pois somente assim o profissional será capaz de atribuir a si mesmo a necessária flexibilidade para conhecer os outros nas suas variadas dimensões, afastando preconceitos, estereótipos e trabalhando pela construção de um ser cidadão responsável, capaz de operar transformações na realidade e lutar de forma consciente e crítica pelo exercício da cidadania, pela igualdade de direitos e oportunidades para todos.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.relation.ispartofseriesCadernos de Estudo;4en_US
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEnsino básico (1º ciclo)en_US
dc.subjectDiferenças culturaisen_US
dc.subjectEducação interculturalen_US
dc.subjectEnsino de valoresen_US
dc.subjectEducação cívicaen_US
dc.subjectFormação de professoresen_US
dc.titleDo desconhecimento do Outro à Interculturalidade: a vida (re)escrita no processo de formação profissionalen_US
dc.typearticleen_US
Appears in Collections:N.º 4 (2006) : Ensino básico (1.º ciclo)

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