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Título: Do desconhecimento do Outro à Interculturalidade: a vida (re)escrita no processo de formação profissional
Autor: Afonso, Carlos
Cavalcanti, Joana
Palavras-chave: Ensino básico (1º ciclo)
Diferenças culturais
Educação intercultural
Ensino de valores
Educação cívica
Formação de professores
Data: 2006
Citação: Afonso, Carlos; CAVALCANTI, Joana - Do desconhecimento do Outro à Interculturalidade: a vida (re)escrita no processo de formação profissional. Cadernos de Estudo. Porto: ESE de Paula Frassinetti. ISSN 1645-9377. N.º4 (2006), p.9-21
Relatório da Série N.º: Cadernos de Estudo;4
Resumo: Neste trabalho apresentamos uma breve reflexão acerca das questões relativas ao processo de formação profissional, em particular dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, visto que muitos especialistas apontam para a necessidade de uma revisão dos elementos basilares que conduzem os processos destinados à preparação dos docentes, quer seja durante a licenciatura, quer seja na formação profissional contínua. De facto, o panorama histórico actual, exige um particular esforço por parte de todos aqueles que estão envolvidos na tarefa de educar, mas sobretudo demanda por parte do professor do Ensino Básico – 1º Ciclo, um compromisso de mudança radical com relação às práticas académicas, na organização do espaço pedagógico e, fundamentalmente, uma reflexão profunda relacionada aos seus valores como pessoa, como ser em reconstrução capaz de uma reelaboração na (re)escrita do seu percurso de vida, do modo de ver/olhar e interpretar o Outro naquilo que lhe confere diversidade e por isso enriquecimento. Com efeito, compreende-se que as pedagogias interculturais solicitam do professor um trabalho sobre si mesmo de carácter permanente, pois somente assim o profissional será capaz de atribuir a si mesmo a necessária flexibilidade para conhecer os outros nas suas variadas dimensões, afastando preconceitos, estereótipos e trabalhando pela construção de um ser cidadão responsável, capaz de operar transformações na realidade e lutar de forma consciente e crítica pelo exercício da cidadania, pela igualdade de direitos e oportunidades para todos.
Descrição: p. 9-21
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/888
ISSN: 1645-9377
Aparece nas colecções:N.º 4 (2006) : Ensino básico (1.º ciclo)

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