Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/901
Título: Comportamentos (des)adaptados: causa ou efeito da deficiência mental?
Autor: Cunha, Isabel
Costa, Camila Maria Ferreira
Palavras-chave: Intervenção educativa
Deficiência mental
Data: Jun-2007
Citação: CUNHA, Isabel; COSTA, Camila -Comportamentos (des)adaptados: causa ou efeito da deficiência mental?.Cadernos de Estudo.Porto: ESE de Paula Frassinetti. nº 5 (2007), p. 59-70
Relatório da Série N.º: Cadernos de Estudo;5
Resumo: As mudanças operadas, ao nível das concepções sobre a deficiência mental, conduziram a uma perspectiva multidimensional, donde o contributo mais significativo, preconizado pelas várias instituições especializadas, se centra no sentido de conferir uma maior relevância ao comportamento adaptativo. Assim, a classificação do atraso mental não assenta somente na valorização do QI, mas consubstancia-se, na funcionalidade do indivíduo perante as exigências ambientais. As limitações existentes no funcionamento de uma criança com deficiência mental acarretam dificuldades na adequação comportamental em contexto social. Deste modo e, visando uma melhoria na sua inclusão social, importa proceder ao estudo dessas limitações, nomeadamente, ao nível cognitivo, pessoal e social, por se considerar que, a adopção de um determinado comportamento, resulta de processos inerentes a estas dimensões. Constatando-se certos défices nestes domínios e, compreendendo a sua natureza, preconizamos uma intervenção ao nível preventivo, com a finalidade de proporcionar competências de modo a promover a aquisição e/ou execução de skills sócio-afectivos e, de remediação, no sentido da eliminação do comportamento desadaptado, tornando possível a inserção social do individuo com deficiência mental. Acredita-se, assim, na possibilidade da educação da criança com deficiência mental, através da adequação de apoios. Esta nova postura, preconizada pelas mais recentes concepções, conduzirá a uma nova visão e respectiva operacionalização. Deste modo, a criança, portadora de deficiência mental, estará em condições de ser incluída de forma plena no seu contexto social envolvente, tornando- a num ser válido e indispensável para a evolução do pensamento e das atitudes da própria sociedade.
Descrição: p. 59-70
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/901
ISSN: 1645-9377
Aparece nas colecções:N.º 5 (2007) : Educação Especial

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