Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/906
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Maria Cristina Vieiraen_US
dc.date.accessioned2008-12-18T14:58:27Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:58:41Z
dc.date.available2008-12-18T14:58:27Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:58:41Z
dc.date.issued2007-11en_US
dc.identifier.citationVIEIRA, Maria Cristina - Actividades de consciência linguística no jardim -de-infância : o quê, como e para quê?.Cadernos de Estudo. Porto: ESE de Paula Frassinetti. nº 6 (2007), p.43-52en_US
dc.identifier.issn1645-9377en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/906
dc.descriptionp. 43-52en_US
dc.description.abstractObjecto de recomendação pelo impacto que têm quer em termos do desenvolvimento da linguagem oral, quer da apropriação da linguagem escrita de que são potencializadoras, as actividades de consciência fonológica, na forma como são concebidas e aplicadas, carecem, por vezes, de alguma sistematização e ficam aquém da exploração, de forma devida, de todas as suas potencialidades, assumindo frequentemente um carácter ocasional ou extemporâneo. De forma a obviar a esta situação, importa valorizar, junto dos Educadores, a necessidade de atender à especificidade destas actividades planificando de forma cuidada a sua oportunidade, articulação e objectivos que se propõem atingir. Neste sentido, serão aqui analisadas as representações que um conjunto de Educadores de Infância em formação manifesta face às actividades de consciência linguística. Tal análise teve como ponto de partida a concepção e implementação de actividades de consciência linguística pelos próprios discentes, no ano lectivo de 2006-2007, no âmbito da disciplina «Leitura e Literacia», integrada no 3º ano do plano curricular da Licenciatura em Educação de Infância da ESE de Paula Frassinetti. A partir quer da avaliação das actividades desenvolvidas pelos discentes, quer dos inquéritos lançados junto dos mesmos, os quais constituíram o instrumento de aferição das representações dos discentes (futuros Educadores de Infância) face às actividades de consciência linguística no Jardim-de-Infância, é-nos possível fazer um balanço claramente positivo deste processo, atingido que foi o objectivo que nos havíamos proposto alcançar.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.relation.ispartofseriesCadernos de Estudo;6en_US
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDesenvolvimento da linguagemen_US
dc.titleActividades de consciência linguística no Jardim-de-Infância: o quê, como e para quê?en_US
dc.typearticleen_US
Appears in Collections:N.º 6 (2007) : Educação de infância

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cad_6ActividadesLinguistica.pdf478.84 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.