Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/906
Título: Actividades de consciência linguística no Jardim-de-Infância: o quê, como e para quê?
Autor: Silva, Maria Cristina Vieira
Palavras-chave: Desenvolvimento da linguagem
Data: Nov-2007
Citação: VIEIRA, Maria Cristina - Actividades de consciência linguística no jardim -de-infância : o quê, como e para quê?.Cadernos de Estudo. Porto: ESE de Paula Frassinetti. nº 6 (2007), p.43-52
Relatório da Série N.º: Cadernos de Estudo;6
Resumo: Objecto de recomendação pelo impacto que têm quer em termos do desenvolvimento da linguagem oral, quer da apropriação da linguagem escrita de que são potencializadoras, as actividades de consciência fonológica, na forma como são concebidas e aplicadas, carecem, por vezes, de alguma sistematização e ficam aquém da exploração, de forma devida, de todas as suas potencialidades, assumindo frequentemente um carácter ocasional ou extemporâneo. De forma a obviar a esta situação, importa valorizar, junto dos Educadores, a necessidade de atender à especificidade destas actividades planificando de forma cuidada a sua oportunidade, articulação e objectivos que se propõem atingir. Neste sentido, serão aqui analisadas as representações que um conjunto de Educadores de Infância em formação manifesta face às actividades de consciência linguística. Tal análise teve como ponto de partida a concepção e implementação de actividades de consciência linguística pelos próprios discentes, no ano lectivo de 2006-2007, no âmbito da disciplina «Leitura e Literacia», integrada no 3º ano do plano curricular da Licenciatura em Educação de Infância da ESE de Paula Frassinetti. A partir quer da avaliação das actividades desenvolvidas pelos discentes, quer dos inquéritos lançados junto dos mesmos, os quais constituíram o instrumento de aferição das representações dos discentes (futuros Educadores de Infância) face às actividades de consciência linguística no Jardim-de-Infância, é-nos possível fazer um balanço claramente positivo deste processo, atingido que foi o objectivo que nos havíamos proposto alcançar.
Descrição: p. 43-52
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/906
ISSN: 1645-9377
Aparece nas colecções:N.º 6 (2007) : Educação de infância

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