Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/925
Título: Novos paradigmas, novas competências: complexidade e identidade docente
Autor: Sá-Chaves, Idália
Palavras-chave: Finalidade da educação
Profissão docente
Data: 2008
Citação: SA-CHAVES, Idália - Novos paradigmas , novas competências : complexidade e identidade docente.Saber (e) Educar. Porto: ESE de Paula Frassinetti. nº 13 (2008), p. 59-69.
Relatório da Série N.º: Saber (e) Educar;13
Resumo: A emergência de um novo paradigma que acentua os compromissos educacionais com novas expectativas de desenvolvimento pessoal, social e humano configura, também novas abordagens conceptuais que procuram ir mais além das dimensões presentes na racionalidade técnica e instrumental, questionando e recolocando no centro do debate as finalidades últimas da Educação. Observa-se assim em todas as áreas do conhecimento um movimento de reconceptualização que constitui, conforme alguns autores, uma visão expandida na qual as zonas de fronteira entre os conceitos são percebidas, na sua contiguidade e mútua implicação, como novas possibilidades de uma compreensão mais informada e mais complexa dos fenómenos sociais e humanos. Estes movimentos paradigmáticos pressupõem novas modelizações do acto educativo e desafiam vivamente quer o papel da Escola e dos Professores no interior das próprias comunidades, quer sobretudo a sua formação e perfil de competências. Assim, nesta comunicação, procurar-se-á reflectir acerca das dinâmicas que, continuamente, refazem o conceito de identidade docente, sustentando a importância de uma matriz aberta, complexa e multi-referencial.
The aims of Education are being questioned and debated through the emergence of a new paradigm that is highlighting the educational responsibilities with new expectations of personal, social and human development. Those aims are also being questioned through new conceptual approaches that try to look ahead the dimensions of the technical and instrumental rationality. Therefore, one can identify within all knowledge areas a reconceptualization movement that constitutes, according to some authors, a broadened vision in which the boundaries between concepts are understood as new possibilities for a better and more complex informed understanding of the social and human phenomena. These paradigmatic movements ask for new models of the educational moment and vividly challenge both the School and Teachers’ role within their own communities and their training and skills’ profile. Therefore, in this paper, we try to reflect on the dynamics that, continuously, reshape the teaching identity concept, supporting the importance of an open, complex and multi-referential matrix.
Descrição: p. 59-69
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/925
ISSN: 0873-3600
Aparece nas colecções:N.º 13 (2008)

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