Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/929
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sá, Susana | en_US |
dc.contributor.author | Andrade, Ana Isabel | en_US |
dc.date.accessioned | 2009-03-23T10:23:42Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-20T13:59:12Z | |
dc.date.available | 2009-03-23T10:23:42Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-20T13:59:12Z | |
dc.date.issued | 2008 | en_US |
dc.identifier.citation | SA, Susana ; ANDRADE, Ana Isabel - Diversidade linguística e desenvolvimento sustentável : educar para viver com mais sabedoria uns com os outros no Planeta e com o Planeta.Saber (e) Educar. Porto:ESE de Paula Frassinetti. Nº 13 (2008), p. 249-260 | en_US |
dc.identifier.issn | 0873-3600 | en_US |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/929 | |
dc.description | p. 249-260 | en_US |
dc.description.abstract | Perante toda a imprevisibilidade e evolução da nossa sociedade, cada vez mais caracterizada pela sociedade do conhecimento, a educação básica não se pode demitir da sua tarefa de preparar os alunos para estes novos desafios de forma a que possam, no futuro, enquanto cidadãos, contribuir para a construção de um futuro mais solidário e mais sustentável. Consideramos que é imprescindível que a escola prepare os alunos para, por um lado, conviverem de forma salutar num sociedade cada vez mais diversificada e, por outro lado, trabalharem para a preservação dos recursos do nosso Planeta. Nesta comunicação é nosso intuito, num primeiro momento, reflectir sobre a importância de sensibilizar os alunos para a valorização da diversidade linguística e cultural, alicerçada no respeito e no diálogo intercultural no quadro de uma educação para o desenvolvimento sustentável. Esta reflexão tem como ponto de partida o trabalho desenvolvido no quadro de um projecto com uma turma do 1º Ciclo do Ensino Básico «À Procura da Ilha das Palavras». A análise dos dados recolhidos evidenciou que a relação entre a diversidade linguística e o desenvolvimento sustentável é possível e desejável de ser abordada com alunos deste nível etário, permitindo proporcionar uma integração de saberes e saberes-fazer, essenciais à formação de indivíduos capazes de compreender uma realidade global e inconstante, indivíduos que se pretendem cada vez mais cidadãos activos, críticos e responsáveis, conscientes da sua importância e do seu papel na promoção da igualdade e da sustentabilidade local e global. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.relation.ispartofseries | Saber (e) Educar; | en_US |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Educação intercultural | en_US |
dc.subject | Diferenças culturais | en_US |
dc.subject | Interdisciplinaridade | en_US |
dc.subject | Multiculturalismo | en_US |
dc.title | Diversidade linguística e desenvolvimento sustentável : educar para viver com mais sabedoria uns com os outros no Planeta e com o Planeta | en_US |
dc.type | article | en_US |
Appears in Collections: | N.º 13 (2008) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SeE_13DiversidadeLinguistica.pdf | 283.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.