Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/929
Title: Diversidade linguística e desenvolvimento sustentável : educar para viver com mais sabedoria uns com os outros no Planeta e com o Planeta
Authors: Sá, Susana
Andrade, Ana Isabel
Keywords: Educação intercultural
Diferenças culturais
Interdisciplinaridade
Multiculturalismo
Issue Date: 2008
Citation: SA, Susana ; ANDRADE, Ana Isabel - Diversidade linguística e desenvolvimento sustentável : educar para viver com mais sabedoria uns com os outros no Planeta e com o Planeta.Saber (e) Educar. Porto:ESE de Paula Frassinetti. Nº 13 (2008), p. 249-260
Series/Report no.: Saber (e) Educar;
Abstract: Perante toda a imprevisibilidade e evolução da nossa sociedade, cada vez mais caracterizada pela sociedade do conhecimento, a educação básica não se pode demitir da sua tarefa de preparar os alunos para estes novos desafios de forma a que possam, no futuro, enquanto cidadãos, contribuir para a construção de um futuro mais solidário e mais sustentável. Consideramos que é imprescindível que a escola prepare os alunos para, por um lado, conviverem de forma salutar num sociedade cada vez mais diversificada e, por outro lado, trabalharem para a preservação dos recursos do nosso Planeta. Nesta comunicação é nosso intuito, num primeiro momento, reflectir sobre a importância de sensibilizar os alunos para a valorização da diversidade linguística e cultural, alicerçada no respeito e no diálogo intercultural no quadro de uma educação para o desenvolvimento sustentável. Esta reflexão tem como ponto de partida o trabalho desenvolvido no quadro de um projecto com uma turma do 1º Ciclo do Ensino Básico «À Procura da Ilha das Palavras». A análise dos dados recolhidos evidenciou que a relação entre a diversidade linguística e o desenvolvimento sustentável é possível e desejável de ser abordada com alunos deste nível etário, permitindo proporcionar uma integração de saberes e saberes-fazer, essenciais à formação de indivíduos capazes de compreender uma realidade global e inconstante, indivíduos que se pretendem cada vez mais cidadãos activos, críticos e responsáveis, conscientes da sua importância e do seu papel na promoção da igualdade e da sustentabilidade local e global.
Description: p. 249-260
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/929
ISSN: 0873-3600
Appears in Collections:N.º 13 (2008)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SeE_13DiversidadeLinguistica.pdf283.52 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.