Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/930
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFerreira, Ana Luísaen_US
dc.contributor.authorPestana, Maria da Assunçãoen_US
dc.date.accessioned2009-03-23T11:55:06Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:59:12Z-
dc.date.available2009-03-23T11:55:06Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:59:12Z-
dc.date.issued2008en_US
dc.identifier.citationFERREIRA, Ana Luísa de Oliveira ; PESTANA, Maria da Assunção Vieira da Luz - Diálogos intra sintácticos : o discurso escrito-visual.Saber (e) Educar. Porto:ESE de Paula Frassinetti. Nº 13 (2008), p. 305-310en_US
dc.identifier.issn0873-3600en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/930-
dc.descriptionp. 305-310en_US
dc.description.abstractA Comunicação que agora se apresenta, decorre de uma experiência desenvolvida em contexto lúdico-pedagógico, durante um ano lectivo e tem como principais objectivos, quer motivar para a criatividade nos entrecruzares das sintaxes escrita e visual, em Língua Portuguesa, no quadro do « Projecto Expressividades – o Traço e a Palavra», quer promover o exercício (re)criativo sucessivo da leitura de palavras e imagens, numa vertente pedagógico-didáctica no âmbito de formação de Professores do 1º e 2º Ciclos e de Educação de Infância. O traço e a palavra – dois elementos expressivos e expressantes – estruturam esta proposta. O traço, o risco, o sulco, o delineamento – as marcas, os cortes, os caracteres, as representações gráficas, as feições, as impressões e as palavras – o sentido das expressões escritas e descritas, induzidas pelo confronto das linguagens constituem o produto da estimulação expressiva, interpretativa e de resolução de problemas, bem como do despertar para a capacidade de interpretar o meio envolvente. Este Projecto iniciou-se em parceria com duas áreas – artística/plástica e a Língua Portuguesa/poesia, com sessões continuadas, ao ritmo de uma sessão por semana (2 horas), em regime extra-curricular, com a participação de 15 alunos em média, oscilando este número de acordo com as ocupações lectivas discentes.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.relation.ispartofseriesSaber (e) Educar;en_US
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectLíngua portuguesa - ensino básico (1º ciclo)en_US
dc.titleDiálogos intra sintácticos: o discurso escrito-visualen_US
dc.typearticleen_US
Appears in Collections:N.º 13 (2008)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SeE_13Dialogos.pdf149.71 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.