Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/942
Title: Escola como Sistema, Mundo de Vida e (re)organização: reptos à Supervisão Pedagógica
Authors: Quinta e Costa, Margarida
Santos, Cristina
Gonçalves, Daniela
Ferraz, Fátima
Keywords: Supervisão de professores
Issue Date: Jun-2008
Citation: SANTOS, Cristina[et al.] - Escola como Sistema, Mundo de Vida e (re)organização : reptos à Supervisão Pedagógica.Cadernos de Estudo. Porto: ESE de Paula Frassinetti.N.º7 (2008); p.23-36
Series/Report no.: Cadernos de Estudo;7
Abstract: Tal como Duncan Waite (1999), consideramos que a democratização da Supervisão pode promover o desenvolvimento da reflexidade profissional de todos os intervenientes visando a melhoria da qualidade do sistema de ensino. Neste sentido, as estruturas escolares e o processo de comunicação entre os membros da comunidade educativa devem interagir visando uma maior participação. Todos devem questionar, reflectir e manter um diálogo (democrático) que promova a co-participação e a co-responsabilização de vários actores - professsores, supervisores, gestores, alunos, pais, (...) -, beneficiando os diálogos da escola e contribuindo para que os ambientes escolares sejam auto-dirigidos, auto-organizados, auto-constutores e auto-avaliadores. Não pretendendo delinear um modelo de Supervisão Pedagógica, presidiu aos nossos desideratos somente a intenção de contribuir para a criação de um espaço de debate e de discussão de ideias que possibilite um pensar reflexivo e crítico, ponto de partida para a proficuidade de um pensamento sustentado pelo conhecimento do tema.
Description: p. 23-36
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/942
ISSN: 1645-9377
Appears in Collections:N.º 7 (2008) : Supervisão Pedagógica e formação de Formadores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cad_7EscolaComoSistema.pdf344.9 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.