Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/944
Title: Educar para transformar: reflexão em torno de um percurso formativo
Authors: Gonçalves, Adriana
Keywords: Supervisão de professores
Issue Date: Jun-2008
Citation: GONCALVES, Adriana - Educar para transformar : reflexão em torno de um percurso formativo.Cadernos de Estudo. Porto: ESE de Paula Frassinetti. nº 7 (2008); p.71-77
Series/Report no.: Cadernos de Estudo;7
Abstract: Considerar o processo de educação/supervisão na sua dimensão pessoal e interpessoal coloca desde logo o imenso desafio de nos questionarmos ao nível da nossa relação com os outros e connosco próprios. É, portanto, uma aposta na reflexão e no compromisso, um incentivo ao desenvolvimento da capacidade de distanciamento e de aproximação, um estímulo à opção crítica e à avaliação das escolhas feitas. Pressupõe uma atitude activa e informada e a capacidade de vivenciar e analisar situações concretas, sustentada por um quadro conceptual e teórico capaz de trazer novas perspectivas e diferentes modelos e metodologias de relacionamento pessoal e interpessoal na supervisão. O texto que se segue procura fazer luz sobre estas questões, emergentes num percurso formativo que se constituiu também, ele próprio, como interpelação à nossa consciência crítica enquanto seres humanos e educadores. Um percurso que acordou em nós a imensa responsabilidade de, enquanto educadores, sermos capazes de mobilizar as consciências, – a nossa e a(s) do(s) outro(s) – para uma verdadeira acção transformadora. Educar para transformar. Eis, pois, o desafio.
Description: p.71-77
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/944
ISSN: 1645-9377
Appears in Collections:N.º 7 (2008) : Supervisão Pedagógica e formação de Formadores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cad_7EducarparaTransformar.pdf174.03 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.