Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1025
Title: Amigos(as) e namorados(as) : relacionamentos entre pares
Authors: Trevisan, Gabriela
Keywords: Emoções - criança
Issue Date: 2006
Publisher: Encontro de Intervenção Social
Citation: TREVISAN, Gabriela - Amigos(as) e namorados(as) : relacionamentos entre pares In: Encontro de Intervenção Social. Porto: ESE de Paula Frassinetti, 2006. ISBN 972-99174-3-4. p. 175-194.
Abstract: Infância e crianças: a proposta da sociologia da infância; Sociologia e emoções, criança e emoções; A amizade é muito bonita para as pessoas e para as crianças-relações de amizade entre crianças; Sabes que sentes o amor quando...quando o amor sobe, sabes? Relações românticas entre crianças. - Resumo: A construção de sentimentos e afectos na interacção de pares, em grupos de crianças em idade escolar, constitui o tema central da presente comunicação, e parte de uma análise sociológica da afectividade e amor infantis, inserida nos quadros de análise da Sociologia da Infância. Os sentimentos e afectos são considerados estruturantes e estruturadores da acção da criança, nos seus quotidianos e nos grupos em que se insere, moldando a posição que esta assume nos grupos de pares e as relações que é capaz de estabelecer. Assim, a criança é considerada competente ao nível das relações e sentimentos que constrói, sendo capaz de discursar sobre eles e reflectir acerca da importância que assumem e da forma como se constituem nos seus quotidianos. Do mesmo modo, é possível identificar constrangimentos e possibilidades de acção da criança, considerando os diferentes níveis de consciência. A criança é aqui entendida enquanto actor social competente, dotada de capacidade reflexiva e consciente, em diferentes níveis, da acção que desenvolve (Giddens, 1984).. É a criança capaz de identificar diferentes emoções? Como define a criança a amizade e o amor? Que critérios estão na base da sua constituição? Poder-se-á falar de um amor infantil? Com recurso a metodologias de tipo qualitativo e interpretativo e técnicas diversificadas (entrevistas, notas de campo, observação e material produzido pelas crianças) o trabalho desenvolveu-se num ATL do Grande Porto, com crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade.
Description: p. 175-194
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1025
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

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