Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1078
Title: A biblioteca escolar e a promoção da literacia : práticas pedagógicas no serviço da formação de utilizadores de bibliotecas
Authors: Maia, Elisabete Barros da Silva
Orientador: Nunes, Manuela Barreto
Keywords: Formação de utilizadores
Hábitos de leitura
Biblioteca escolar
Issue Date: Sep-2010
Abstract: A Biblioteca Escolar é um espaço fundamental dentro da Escola. O uso adequado dos seus serviços deve ser fomentado, despertando interesse pela leitura e pelo conhecimento através da utilização dos diferentes recursos que disponibiliza. Como prestadores de um serviço, os bibliotecários, intermediários entre a informação e o utilizador, deverão proporcionar meios de formação que ajudem os utilizadores a localizar, identificar e seleccionar a informação de que necessitam. Para isso é necessário que desenvolvam estratégias que promovam competências no âmbito da literacia da informação. O presente projecto de investigação-acção visa reflectir sobre a importância da formação de utilizadores de Bibliotecas Escolares, promovendo um conjunto de actividades de acordo com a faixa etária dos utilizadores, bem como das capacidades por eles demonstradas. Pretendemos assim que os utilizadores da biblioteca escolar estudada adquiram conhecimentos sobre o funcionamento e organização de uma biblioteca e que sejam capazes de utilizar as competências inerentes à correcta pesquisa e utilização da informação no seu dia-a-dia. Damos ainda especial atenção à biblioteca escolar como espaço promotor de literacia e motivador de leitura, e ainda para a relação que deve existir entre o professor e o professor bibliotecário.
The School Library is a fundamental space within the School. The proper use of its services should be promoted awakening the interest in reading and knowledge through the different resources it provides. As service providers, librarians, intermediaries between information and users, should provide training materials to help users locate, identify and select the information they need. In order to do so it is necessary that they develop strategies that promote skills in training literacy. This action-research project aims to reflect on the importance of training School Library users, promoting a set of activities in accordance with the users age group as well as their skills. Thus, we intend that School Library users acquire skills on the usage and organization of a library and be able to use these skills, inherent to the correct research and use of information, on their day-to-day activities. We payed special attention to the role of the School Library as a space which promotes literacy and a reading motivator, and also to the relationship that should exist between the teacher and the school librarian.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1078
Appears in Collections:Animação da Leitura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF-Al_2010_ElisabeteMaia.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.