Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1181
Título: Caminho(s) da Profissionalização: os contributos teóricos e práticos de um estágio pedagógico ao nível da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Cabral, Helena
Orientador: Gonçalves, Daniela
Silva, Brigite
Palavras-chave: Docente generalista
Ensino reflexivo
Educação pré-escolar
Ensino básico (1º ciclo)
Data: Fev-2012
Resumo: Conceitos como a pedagogia da diferenciação, metodologia do projeto e consequente entendimento da criança/aluno, como um ser ativo, têm sido capa de rosto do atual processo de ensino-aprendizagem, ao nível da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do EB. Perceber, em última instância, como se constrói, desenvolve e avalia todo o sistema educativo, parece ser útil e pertinente para um conhecimento mais prático e real de um mundo tão vasto como o da Educação. Também para ele concorrem o lado afetivo, o envolvimento pessoal, tal como o conhecimento do espaço onde a ação é desenvolvida, pois revelam-se como fatores cruciais para todo esse conhecimento pretendido. Aliando as perspetivas teóricas, com base nos modelos de Reggio Emília, High Scope e do Movimento da Escola Moderna, a todas as componentes de ordem prática a nível do Pré-Escolar, e as Pedagogias: Diretiva, Não-diretiva e Relacional no contexto de 1º Ciclo do EB, como os momentos de observação, planificação, execução e avaliação, é possível descrever, no presente relatório, todo um perfil profissional generalista, ainda que em construção, bem como todo o trabalho desenvolvido, em duas instituições, também elas definidas, ao longo de grande parte de um ano letivo. A nível metodológico realizou-se, por isso, um estudo com particularidades de um estudo de caso, inserido num paradigma qualitativo, sendo que os métodos de recolha de dados utilizados foram, essencialmente, os da entrevista, o da observação participante a todos os momentos letivos e o da análise documental a documentos como o Projeto Educativo, Regulamento Interno e o Plano Anual de Atividades.
Concepts such as the pedagogy of differentiation, project methodology and consequent understanding of the child/student, as an active being, have been the front page of the current teaching-learning process, at a pre-school and 1st cycle level. To ultimately understand how to build, develop and evaluate the entire educational system, seems to be useful and relevant to obtain a more practical and real understanding of a world as vast as that of Education. Also competing for it are the affective side, personal involvement, and the knowledge of space where the action is developed, because they are crucial factors to all the required knowledge. Combining all theoretical perspectives, such as the Reggio Emilia, High Scope and on the Modern School Movement models, and the Directive, Non-Directive and Relational Pedagogies, in the 1st Cycle context, with the observation, planning, implementation and evaluation moments, it is possible to describe, in this report, a general professional profile, yet under construction, as well as all the work developed in two institutions, also defined over a large part of a school year. Methodologically, a study was conducted, with the particularities of a case study, part of a qualitative paradigm, and the methods of data collection used were, essentially, interview, participant observation at all school moments and documentary analysis to documents, such as, the Education Project, Rules of Procedure and Annual Plan of Activities.
Descrição: f. 91
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1181
http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/1181
Aparece nas colecções:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TM-ESEPF_2012HelenaCabral.pdf57.87 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.