Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1262
Title: Condicionamento do percurso académico do professor do ensino secundário face à perceção e ação da indisciplina na sala de aula
Authors: Mendes, Maria de Lurdes
Orientador: Gomes, Maria dos Reis
Keywords: Indisciplina
Liderança
Formação de professores
Ensino secundário
Profisão docente
Issue Date: Jul-2013
Abstract: O problema da indisciplina nas escolas portuguesas não é um fenómeno recente, mas nos últimos tempos devido à situação económico-social tem vindo a assumir novas dimensões, ocorre com mais frequência e a sua visibilidade mediática tem sido maior. É nossa intenção clarificar e contextualizar o conceito de (in)disciplina e a sua relação com estilos de liderança, relação pedagógica professor/aluno, estratégias de ensino / aprendizagem e formação de professores. Este trabalho apresenta como objeto de estudo a indisciplina em contexto de sala de aula, incidindo particularmente sobre as suas manifestações e os seus motivos, na ótica dos professores do ensino secundário. Sob o ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo exploratório de natureza quantitativa, realizado em várias escolas públicas e privadas do Grande Porto, Portugal, com recolha de dados através de um inquérito por questionário.
Description: Projeto de investigação no âmbito da Pós-Graduação em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1262
Appears in Collections:PG Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PG-EE_2012MariaLurdesMendes.pdfDocumento principal1.43 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.