Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1262| Title: | Condicionamento do percurso académico do professor do ensino secundário face à perceção e ação da indisciplina na sala de aula |
| Authors: | Mendes, Maria de Lurdes |
| Orientador: | Gomes, Maria dos Reis |
| Keywords: | Indisciplina Liderança Formação de professores Ensino secundário Profisão docente |
| Issue Date: | Jul-2013 |
| Abstract: | O problema da indisciplina nas escolas portuguesas não é um fenómeno recente, mas nos últimos tempos devido à situação económico-social tem vindo a assumir novas dimensões, ocorre com mais frequência e a sua visibilidade mediática tem sido maior. É nossa intenção clarificar e contextualizar o conceito de (in)disciplina e a sua relação com estilos de liderança, relação pedagógica professor/aluno, estratégias de ensino / aprendizagem e formação de professores. Este trabalho apresenta como objeto de estudo a indisciplina em contexto de sala de aula, incidindo particularmente sobre as suas manifestações e os seus motivos, na ótica dos professores do ensino secundário. Sob o ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo exploratório de natureza quantitativa, realizado em várias escolas públicas e privadas do Grande Porto, Portugal, com recolha de dados através de um inquérito por questionário. |
| Description: | Projeto de investigação no âmbito da Pós-Graduação em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
| URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1262 |
| Appears in Collections: | PG Educação Especial |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| PG-EE_2012MariaLurdesMendes.pdf | Documento principal | 1.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.










