Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1263
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dc.contributor.advisorSerra, Helena-
dc.contributor.authorCastro, Márcia Raquel-
dc.date.accessioned2013-08-07T10:56:15Z-
dc.date.available2013-08-07T10:56:15Z-
dc.date.issued2013-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1263-
dc.descriptionProjeto de investigação no âmbito da Pós-Graduação em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.en_US
dc.description.abstractÉ já uma ideia generalizada de que a Educação é essencial para a socialização e plena integração de um indivíduo em sociedade. Apesar disso, vivemos uma crise educativa, pois a Escola é composta por uma população heterogénea, crianças com diferentes vivências e especificidades para as quais a Escola ainda não é Inclusiva. A Escola que se requer Inclusiva deve atender a criança como um todo, respeitando assim o seu desenvolvimento académico, sociocultural e pessoal, proporcionando-lhe uma educação de qualidade e que permita à criança atingir o sucesso no seu processo de ensino-aprendizagem. Este princípio aplica-se também às crianças disléxicas, crianças inteligentes mas com um ritmo e processo de aprendizagem diferentes. Enquanto professores temos que nos capacitar de competências que permitam chegar a um diagnóstico correto e precoce. É de vital importância perceber que a Dislexia traz consigo imensas dificuldades ao nível da aprendizagem da leitura e da escrita, mas traz também consequências emocionais significativas cujos efeitos perduram por toda a vida. Assim, o enfoque deste projeto abarca os fatores psicoafectivos, fatores esses que poderão ser condicionantes da aprendizagem de um aluno disléxico. No trabalho que desenvolvemos adotamos uma metodologia de investigação qualitativa tendo sido realizadas oito entrevistas. Os resultados obtidos demonstram, de uma forma geral, que os fatores psicoafectivos condicionam a aprendizagem de alunos disléxicos. Aferimos que nem sempre a Escola dispõe de uma resposta educativa de qualidade e que, quando o faz, tal acontece numa fase já muito tardia. Esse facto obriga muitos pais a recorrerem a serviços particulares e muito dispendiosos.en_US
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectDislexiaen_US
dc.subjectEducação inclusivaen_US
dc.subjectAfectividadeen_US
dc.subjectEducação especialen_US
dc.titleA psicoafetividade e a dislexiaen_US
dc.typebachelorThesisen_US
Appears in Collections:PG Educação Especial

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