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Título: Aquisição da linguagem na infância: vocabulário e morfossintaxe dos 16 aos 30 meses
Autor: Carvalho, Cristina
Orientador: Lima, Rosa
Palavras-chave: Educação especial
Desenvolvimento da linguagem
Vocabulário
Data: 18-Fev-2013
Resumo: O desenvolvimento da linguagem oral nas crianças processa-se de uma forma ordenada e sequencial. Ao longo deste processo, função, forma e significado são simultaneamente adquiridas. O presente estudo tem como objetivo compreender o desenvolvimento da linguagem em crianças dos 16 aos 30 meses, utilizando, como instrumento, o Inventário do Desenvolvimento de Habilidades Comunicativas MacArthur (CDI – II). A amostra foi constituída por 70 crianças de ambos os sexos, distribuídas por cinco creches do concelho de Vila Nova de Famalicão. O inventário foi simultaneamente aplicado aos pais e educadoras. Os dados foram tratados estatisticamente através do programa SPSS, incidindo a análise nas diferentes áreas que compõem o inventário. Obtivemos resultados que documentam um desenvolvimento mais rápido na área lexical, tendo a área morfossintática um domínio mais tardio. As análises feitas permitiram ainda descrever os itens lexicais do teste associados a aquisições mais precoces e a produções mais frequentes. Relativamente ao instrumento de avaliação, as análises feitas sugeriram ainda que as respostas dos educadores são equivalentes às respostas dos pais. ABSTRACT: The process of oral language acquisition unfolds in an ordered, sequential way. Along this path, function, form and meaning are simultaneously acquired. This study aims to understand the process of language acquisition from 16 to 30 months, using the MacArthur Communicative Skills Development Inventory (CDI- II). The sample comprised 70 children from five different kindergartens in Vila Nova de Famalicão. The inventory was administered to both parents and kindergarten teachers. The data were statistically analyzed using SPSS, and the analysis was made according to the different areas that make up the inventory. Our results show how lexical development progresses more rapidly than morpho-syntactic development. Further analyses allowed us to discriminate the lexical items that are acquired earlier, as well the more frequent ones. Concerning the inventory, we observed that responses provided by parents are equivalent to those from kindergarten teachers.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para a obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação, especialização em Educação Especial.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1269
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