Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1341
Title: Construção da identidade profissional dos docentes de educação especial
Authors: Sarmento, Laura Maria Queirós de Oliveira
Orientador: Cunha, Maria Isabel
Keywords: Identidade profissional-professor
Formação de professores
Professor de educação especial
Issue Date: 2012
Abstract: O tema central da nossa investigação prende-se com a identidade profissional dos docentes de Educação Especial, dando enfoque aos processos de construção dessa mesma identidade. O objetivo principal deste trabalho é contribuir para a compreensão deste grupo de docentes. A metodologia associada a este estudo recorreu a procedimentos qualitativos. Neste domínio realizaram-se cinco entrevistas num Agrupamento, o que permitiu por em relevo a importância dos contextos na identidade profissional, bem como estudar os processos de construção identitária deste grupo de docentes. Apesar de considerarmos que há ainda muito a fazer no que concerne ao estudo da construção da identidade profissional dos docentes de Educação Especial, pensamos que este estudo realçou a singularidade de cada indivíduo, enfatizando que a identidade profissional está sempre associada a um processo dinâmico onde sobressaem, simultaneamente, a singularidade dos indivíduos, através da explicitação daquilo que os diferencia, e a universalidade, que transparece na comunhão daquilo que os une.
Description: Trabalho de Pós-Graduação em Educação Especial, realizado para a Unidade Curricular de Projeto
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1341
Appears in Collections:PG Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PG_EE LAURASARMENTO_2012.pdfDocumento principal536.85 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.