Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1370
Título: Criatividade e crítica: elementos essenciais na construção da profissionalidade
Autor: Carvalho, Inês
Orientador: Gonçalves, Daniela
Palavras-chave: Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Criatividade
Motivação
Data: 2014
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado de Formação de Professores – Especialidade em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Evidencia a prática pedagógica desenvolvida pela estagiária em duas instituições distintas, num período de quatro meses para cada um dos contextos, educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, respetivamente. Amparando toda a intervenção da estagiária, apresentamos várias referências de pressupostos teóricos que suportam as opções tomadas, assim como instrumentos de observação e de análise que permitiram uma melhor apropriação de todas as experiências descritas. Ao longo do relatório vemos espelhados alguns princípios vistos como alicerces fundamentais no processo de ensino e de aprendizagem da realidade de uma profissional de dupla habilitação, como a reflexão crítica, a criatividade e a motivação. Estes princípios estão em constante confronto, influenciando-se mutuamente, pelo que não exercem funções ou efeitos isolados.ABSTRACT This report was developed as part of the Master's degree in Pre-school Education and Elementary School Teaching. It explains the pedagogic training developed by the author in two different institutions, during a period of four months within both pre-school education and elementary school education. To support the work of the trainee, several theoretical references are provided, as well as instruments of observation and analysis to allow for a better understanding of all the described experiences. Throughout the report, we are presented with aspects related to the basic foundations of the teaching-learning process from the point of view of a teacher: critical reflection, creativity and motivation. These basic foundations are in constant confrontation, as they are mutually influenced.
Descrição: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1370
Aparece nas colecções:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TM_2014_PE1ºInesCarvalho.pdfDocumento principal12.34 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.