Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1395
Título: Desafios da dupla habilitação
Autor: Reis, Rita
Orientador: Silva, Brigite
Ferreira, Ana Luísa
Palavras-chave: Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Prática educativa
Data: 2014
Resumo: Ao longo dos últimos anos, tem-se verificado uma alteração, na forma como se encara a educação e o papel que a criança possui nesse processo. Tendo isto em consideração, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de refletir a evolução da prática educativa de uma estagiária, enquanto profissional da educação, descrevendo a sua forma de atuação durante os períodos de intervenção e as correntes teóricas que sustentaram a sua prática. O trabalho foi dividido em duas fases, tendo a primeira fase sido desenvolvida no contexto de Educação Pré-escolar, tendo contado com a participação de um grupo de dezanove crianças, e a segunda fase desenvolvida no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico e que contou com a participação de um grupo de dezoito crianças. O estudo realizado foi considerado de natureza qualitativa, a fim de permitir compreender melhor os participantes e os resultados do estudo. A estagiária considerou a criança como o centro da prática educativa, onde esta possui um papel ativo e preponderante em todo o processo de ensino-aprendizagem.ABSTRACT Along the last years the perspective of education and the role of the children on its process, has been changing. Taking this into consideration, the present work was developed with the objective of reflecting the evolution of the educational practice of a trainee while professional education, describing her modus operandi during the intervention periods and theoretical currents that supported her practice. The present work was divided in two phases, being the first phase developed in a Pre-School context, having the participation of nineteen children and the second phase developed in an Elementary School context, having the participation of eighteen children. The study was considered to be of qualitative nature, in order to allow a better understand of the participants as well as the obtained results. The trainee considered the child the center of the educational practice, where she has an active and fundamental role in all the teaching-learning process.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1395
Aparece nas colecções:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TM_2014_PE1º.RitaReis.pdfDocumento principal4.7 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.