Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2147| Título: | A Ilustração Atual e as suas Potencialidades Pedagógicas |
| Autor: | Oliveira, Mónica Silva, Brigite |
| Palavras-chave: | Arte contemporânea Ilustração Livro de ilustração -- dispositivo pedagógico Livro infantil -- imagem |
| Data: | 2014 |
| Editora: | Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV) |
| Citação: | Oliveira, M., & Silva, B. (2014). A Ilustração Atual e as suas Potencialidades Pedagógicas. In Atas do 2º. Congresso da Rede IberoAmericana de educação artística / 26º Encontro Nacional da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (texto 25). ISBN 978-989-96384-6-4. Disponível em http://www.apecv.pt/atividades/atasapecv26.pdf |
| Resumo: | A ilustração atual caracterizada por um discurso multidisciplinar e transversal a diferentes áreas artísticas, tem vindo a assumir uma preponderância na construção da cultura visual, pela sua aproximação à arte contemporânea que pressupõe uma alfabetização do olhar para compreender visualmente o mundo em que estamos inseridos. A natureza heterogénea e interativa do texto imagético, como meio de comunicação artística, torna-se um elemento fundamental na educação da criança já que a desafia e a conduz simultaneamente ao (re)conhecimento de múltiplas conexões entre a realidade e a fantasia mediante a ativação dos sentidos, colocando-a como participante ativa da cultura que a nutre, permitindo-lhe ampliar os seus referenciais artísticos e consequentemente o desenvolvimento da sua sensibilidade estética e da sua forma de expressão e comunicação. A presente investigação partiu do pressuposto básico de que o livro de ilustração atual é um dispositivo pedagógico pertinente e com potencialidades educativas significativas para desenvolvimento global da criança. Este artigo assenta num estudo efetuado a 58 educadores, procurando perceber qual a importância que a educação pré-escolar tem vindo a conferir à ilustração atual e de que forma os educadores têm utilizado e potenciado a ilustração como recurso educativo. |
| URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2147 |
| ISBN: | 978-989-96384-6-4 |
| Aparece nas colecções: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| atasapecv26.pdf | 20.49 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.










