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Título: Benefícios e Constrangimentos da Operacionalização do Programa de Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico pelos Professores do Concelho de Machico
Autor: Gonçalves, Daniela
Costa, Sandra Cláudia
Palavras-chave: Ensino da matemática -- Ensino básico (1º ciclo)
Programa de matemática
Formação de professores
Data: 2014
Editora: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
Citação: In: Atas do XII Congresso da SPCE : Ciências da Educação - Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar / org. Maria João de Carvalho, Armando Loureiro, Carlos Alberto Ferreira. - Vila Real : Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), 2014. - pp. 1506-1513. - ISBN 978-989-704-188-4. Disponível em http://cidtff.web.ua.pt/docs/SPCE2_EIXOS_BOOK_CC.pdf
Resumo: Tendo em conta a investigação realizada nas escolas de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) do Concelho de Machico na Região Autónoma da Madeira (RAM), com este artigo pretendemos divulgar o tipo de benefícios e constrangimentos detetados pelos professores de matemática do 1.º CEB, face à implementação e operacionalização do programa de matemática em vigor, neste ciclo de ensino, procurando ainda apresentar as necessidades de formação que os professores sentem face à prática e ensino da educação matemática. No decorrer da investigação foi realizada uma análise detalhada do programa em vigor, recorrendo a teorias públicas, bem como ao próprio Programa de Matemática do Ensino Básico. Foi aplicada uma metodologia qualitativa de natureza exploratória, interpretativa e descritiva, elaborando-se, para a recolha dos dados de investigação, um inquérito por questionário que foi aplicado a oitenta professores que lecionam o 1.º CEB do concelho de Machico, na RAM. Os resultados deste estudo evidenciam dificuldades relacionadas com a adaptação dos professores inquiridos às dinâmicas de sala de aula, implementadas na gestão do Programa de Matemática no 1.º CEB, nomeadamente extensão dos conteúdos programáticos e a falta de tempo para a utilização e diversificação de metodologias pedagógicas. É de destacar que, no que concerne às necessidades de formação, uma grande percentagem dos docentes inquiridos sente necessidade de formação nesta área, considerando os percursos formativos importantes e indispensáveis na implementação deste programa nas aulas de 1.º CEB.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2149
ISBN: 978-989-704-188-4
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