Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2150
Title: Participar para Escolher : As representações sociais das crianças face à escola e a função da Educação Não Formal na promoção do sucesso escolar
Authors: Samagaio, Florbela
Keywords: Educação não-formal
Sucesso escolar
Exclusão social
Issue Date: 2014
Publisher: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
Citation: In: Atas do XII Congresso da SPCE : Ciências da Educação - Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar / org. Maria João de Carvalho, Armando Loureiro, Carlos Alberto Ferreira. - Vila Real : Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), 2014. - pp. 1636-1653. - ISBN 978-989-704-188-4. Disponível em http://cidtff.web.ua.pt/docs/SPCE2_EIXOS_BOOK_CC.pdf
Abstract: O presente trabalho procura refletir sobre a necessidade de um terceiro espaço socializador, preenchido pela Educação Não Formal. Procurando dar conta da necessidade de reconfiguração do Estado-Providência, em termos de preocupações institucionais e em função das necessidades sociais emergentes, focamo-nos sobre o fenómeno da pobreza e da exclusão social infantojuvenil e suas repercussões no (in)sucesso escolar. Alicerçado numa base empírica parte-se da importância social que a população infanto-juvenil atribui aos principais agentes de socialização e verifica-se a pertinência de uma política social de cariz educador- o Programa Escolhas, que complete o processo de socialização.
Description: Paper 166
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2150
ISBN: 978-989-704-188-4
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SPCE2_EIXOS_BOOK_CC.pdf59.7 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.