Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2153
Título: O Portefólio como estratégia de avaliação das aprendizagens na educação de infância: considerações sobre a sua prática
Autor: Silva, Brigite
Craveiro, Clara
Palavras-chave: Portefólio
Avaliação das aprendizagens
Educação de Infância
Data: 2014
Editora: UFSC
Citação: Zero-a-Seis 16 (29), 33 - 53, 2014. Florianópolis (Brasil) : UFSC.ISSN 1980 - 4512.http://dx.doi.org/10.5007/1980-4512.2014n29p33
Resumo: A utilização de portefólios apresenta-se como uma estratégia de avaliação autêntica que tem sido alvo de interesse por investigadores e profissionais de educação já que, para além de implicar o educador de infância na documentação e avaliação das aprendizagens, envolve a própria criança acarretando ganhos, por exemplo, para o desenvolvimento de capacidades metacognitivas e de autorregulação, de atitudes positivas face à aprendizagem e para a construção de um autoconceito positivo. Neste sentido, o presente artigo, tendo como referência a realidade educativa portuguesa, e incidindo numa temática emergente, pretende colocar em evidência as potencialidades e características do processo de elaboração de portefólios de crianças em contexto de educação de infância de modo a apoiar o seu entendimento e uso por parte dos educadores. São referidas especificidades da avaliação das aprendizagens e descritos procedimentos para uma construção pertinente de portefólios de criança
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2153
ISSN: 1980 - 4512
Aparece nas colecções:Artigo publicado numa revista

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
28977-106889-1-PB.pdf1.09 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.