Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2195
Título: A utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Silva, Cristiana Rafaela Almeida e
Orientador: Ferreira, Ana Luísa
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Professor generalista
TIC
Ensino básico (1º-2º ciclo)
Competências do professor
Data: Jun-2014
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma exposição de todo o processo de aprendizagem decorrente de uma Prática de Ensino Supervisionado que compreende a especificidade do perfil do professor generalista. Com esta prática é esperado que desenvolvamos competências específicas de um profissional de educação, já que educar compreende vários procedimentos de aquisição de aprendizagens que permitirão o desenvolvimento integral do indivíduo. Ao longo do mesmo são explanados todos os processos inerentes a dois estágios de valências distintas, mas continuas, o 1º e o 2º CEB. A recorrência do uso das TIC, como um recurso “externo”, revestiu-se de uma importância suplementar ao papel do professor, já que é defendido, ao longo de todo o trabalho, que a sua utilidade como instrumento atual e em constante renovação, pode ser um recurso aproveitado dentro e fora da sala de aula. Assim, é do nosso interesse demonstrar quais as vivências e práticas de três turmas dissemelhantes e imprescindíveis no processo de ensino-aprendizagem sob um perfil de professor generalista.
The following work represents a learning process resulting from a Supervised Teaching Practice, comprising the specificity of a generalist teacher profile. With this practice we are expected to develop specific skills of an education professional as education comprises many procedures of learning acquisition that will enable a subject full development. In addiction all the processes associated with two stages of distinct but continuous valences, the 1st and 2nd CEB are explained. The recurrence use of ICT, as an "external" feature, took on additional importance to the role of the teacher, as it is argued, throughout the work, that their usefulness as current instrument in constant renewal, may be an useful resource in and out of the classroom. Thus, it is our interest to demonstrate the experiences and practices of three dissimilar and essential classes in the process of self-learning, under the analysis of a generalist teacher.
Descrição: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2195
Aparece nas colecções:Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.