Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2234
Título: | Investigar para melhorar o brincar da criança |
Autor: | Azevedo, Bruno Miguel Soares |
Orientador: | Craveiro, Clara |
Palavras-chave: | Educação Pré-Escolar Brincar Escala de Envolvimento |
Data: | 7-Out-2015 |
Resumo: | O presente documento resulta da intervenção educativa levada a cabo pelo estagiário no contexto de Educação Pré-Escolar, no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar.
Este trabalho, cujo tema aborda “Investigar para melhorar o brincar da criança “, pretende mostrar que o brincar com qualidade é importante como meio desencadeador de projetos e atividades, salientando a abrangência do mesmo no que toca ao desenvolvimento global da criança.
Um dos objetivos deste trabalho é alertar o educador de infância para a mais-valia que é estar disponível para partilhar momentos de brincar, ajudando as crianças no seu desenvolvimento.
Para isso e para realizar a investigação proposta, no decurso da prática pedagógica, procedeu-se a um estudo qualitativo. Como instrumentos de investigação foram utilizados, com o maior contributo, a escala de envolvimento da criança, registos de observação e o PIP – Protocolo perfil de Implementação do programa. This document is a result of an educational intervention carried out by the trainee in a Pre-School Education context, under the master’s degree in Pre-School Education. This essay, which addresses the theme “Investigate to improve how children play”, aims to show that playing quality is important as a means of triggering projects and activities, emphasizing it’s breadth regarding the children’s global development. One of the project’s objectives is to alert the kindergarten to the added value of being available to share moments of play, helping children in their development. In order to accomplish the above and to carry out the proposed research, in the course of pedagogical practice, a qualitative study took place. The research instruments used were the child’s involvement scale, observation records and the PIP – Program Implementation Profile. |
Descrição: | MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2234 |
Aparece nas colecções: | Educação Pré-Escolar |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RELATÓRIO-FINAL-Bruno-Azevedo-email-10-set.-2015-época-recurso_correcão.pdf | Documento principal | 695.11 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Anexos.pdf | Anexo | 6.34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.