Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2244
Title: Invisibilidade e reconhecimento : a construção da literacia moral em pedagogia social
Authors: Gonçalves, José Luís
Keywords: Educação Social
Exclusão social
Issue Date: 2007
Abstract: Neste artigo pretendemos reflectir a noção de ‘invisibilidade social’, no contexto de uma teoria da intersubjectividade e inserida no acto comunicativode reconhecimento. A invisibilidade relaciona-se com a estrutura do processo de reconhecimento, do ponto de vista de uma teoria da acção e de uma epistemologia. Esta abordagem não se centra numa análise sociológica do desmascaramento – pela visibilidade – do exercício de domínio e de poder sobre outrem, através do desnudamento comunicativo. Optamos antes por uma abordagem centrada numa epistemologia moral, que realce as formas de olhar com desprezo, indiferença ou eivadas de estereótipos ‘através de outrem’, sem levar em consideração a pessoa. Pretendemos retirar dos ferimentos morais infligidos aos ‘invisíveis’ os princípios morais das implicações normativas do conceito de reconhecimento preconizado por Axel Honneth.
Description: In: Cadernos de Pedagogia social [Em linha] / dir. Isabel Baptista. - Porto : Universidade Católica. Faculdade de Educação e Psicologia, 2007. - n.º1 (2007), p.83-103. - Acesso ao texto integral.
Peer reviewed: yes
URI: http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/CadernosPedagogiaSocial/CPSocial01.pdf
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2244
Appears in Collections:Artigo publicado numa revista

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