Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2245
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorQuinta e Costa, Margarida-
dc.date.accessioned2015-12-29T14:41:52Z-
dc.date.available2015-12-29T14:41:52Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationGonçalves, D., & Quinta-e-Costa, M. (2015). Promoção de uma postura científica na formação de professores: estudo exploratório com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(06), 234-237. doi:http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.06.612por
dc.identifier.urihttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/612-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2245-
dc.description.abstractTendo em consideração que a educação e a qualificação dos recursos humanos são fatores determinantes do desenvolvimento, com este artigo, apresentar-se-á o modo encontrado na formação de futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, de promoção da atividade investigativa e adoção de uma postura científica junto dos estudantes, de forma a que estes possam constituir-se como veículos de difusão de conhecimento fundamentado numa lógica de cultura investigativa. O objeto desta apresentação será a forma como provocamos nos estudantes, a vontade de investigar e os sensibilizamos para a necessidade de desenvolver uma postura científica na sua futura prática profissional. Essas funções específicas de ensinar e educar, desenvolvidas recorrendo ao saber próprio da profissão, apoiado na investigação e na reflexão partilhada da prática educativa, serão a análise presente neste texto. Interrogar-se sobre a realidade, colocar problemas e procurar a sua solução – pressupostos do método científico – refletem, claramente, a forma como entendemos a formação em contexto real na contemporaneidade. Deste modo, ser-nos-á possível explicitar o entendimento sobre esta noção de postura científica e serão ainda apresentados dados relativos a variados momentos em que, ao longo do seu percurso académico, os estudantes são confrontados com este espírito de cultura investigativa.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPostura científicapor
dc.titlePromoção de uma postura científica na formação de professores: estudo exploratório com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.typearticlepor
degois.publication.firstPage234por
degois.publication.lastPage237por
degois.publication.titleRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 6, 2015por
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas colecções:Artigo publicado numa revista

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Promoção de uma postura científica na formação de professores.pdf4.17 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.