Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2245
Título: Promoção de uma postura científica na formação de professores: estudo exploratório com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Gonçalves, Daniela
Quinta e Costa, Margarida
Palavras-chave: Formação de professores
Postura científica
Data: 2015
Citação: Gonçalves, D., & Quinta-e-Costa, M. (2015). Promoção de uma postura científica na formação de professores: estudo exploratório com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(06), 234-237. doi:http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.06.612
Resumo: Tendo em consideração que a educação e a qualificação dos recursos humanos são fatores determinantes do desenvolvimento, com este artigo, apresentar-se-á o modo encontrado na formação de futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, de promoção da atividade investigativa e adoção de uma postura científica junto dos estudantes, de forma a que estes possam constituir-se como veículos de difusão de conhecimento fundamentado numa lógica de cultura investigativa. O objeto desta apresentação será a forma como provocamos nos estudantes, a vontade de investigar e os sensibilizamos para a necessidade de desenvolver uma postura científica na sua futura prática profissional. Essas funções específicas de ensinar e educar, desenvolvidas recorrendo ao saber próprio da profissão, apoiado na investigação e na reflexão partilhada da prática educativa, serão a análise presente neste texto. Interrogar-se sobre a realidade, colocar problemas e procurar a sua solução – pressupostos do método científico – refletem, claramente, a forma como entendemos a formação em contexto real na contemporaneidade. Deste modo, ser-nos-á possível explicitar o entendimento sobre esta noção de postura científica e serão ainda apresentados dados relativos a variados momentos em que, ao longo do seu percurso académico, os estudantes são confrontados com este espírito de cultura investigativa.
Arbitragem científica: yes
URI: http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/612
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2245
Aparece nas colecções:Artigo publicado numa revista

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Promoção de uma postura científica na formação de professores.pdf4.17 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.