Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2252
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorQuinta e Costa, Margarida-
dc.contributor.authorRibeiro, Vítor-
dc.contributor.authorMonteiro, Isilda-
dc.date.accessioned2015-12-30T12:00:01Z-
dc.date.available2015-12-30T12:00:01Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationQuinta e Costa, M., Ribeiro, V., & Monteiro, I. (2015). A promoção da atitude interdisciplinar no ensino do estudo do meio – um projeto de investigação. In I Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano (pp. 1274-1280). Porto: UCP. ISBN 978-989-96186-7-1. http://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/12483/3/ATAS_VOL_II-1.pdf Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Educação e Psicologia, 2015. - Em linha. - http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/ATAS_VOL_II.pdf. - pp.779-789por
dc.identifier.isbn978-989-99486-0-0-
dc.identifier.urihttp://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/ATAS_VOL_II.pdf-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2252-
dc.description.abstractA interdisciplinaridade é um eixo norteador das práticas de ensino, pelo que, o estudante de uma licenciatura em Educação Básica deve ter um conjunto de competências que lhe permita estabelecer as relações entre as partes e o todo, fazendo emergir, da sua investigação e análise, a interação existente entre várias áreas do saber. A constatação da ausência duma atitude interdisciplinar nos estudantes justificou a construção e aplicação deste projeto numa unidade curricular de Didática do Estudo do Meio. A análise reflexiva dos primeiros resultados determinou ajustamentos metodológicos permitindo, no segundo ano, analisar criticamente, os problemas e as potencialidades da execução do projeto. Os estudantes pesquisaram a vida de uma personalidade portuguesas referindo o seu percurso geográfico e o impacto do seu contributo científico, enquadrado numa época e contexto histórico. Uma análise crítica dos documentos produzidos permitiu compreender a prática investigativa dos estudantes, a vertente interdisciplinar do seu trabalho e a adequação das propostas de transposição didática apresentadas. Pretendemos analisar se este projeto permitiu criar uma oportunidade para os futuros professores (re)construírem as suas representações sobre o ensino do Estudo do Meio, desenvolvendo uma atitude interdisciplinar a transpor para a sua prática profissional futura.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEstudo do Meiopor
dc.subjectDidácticapor
dc.titleA promoção da atitude interdisciplinar no ensino do estudo do meio : um projeto de investigaçãopor
dc.typeconferenceObjectpor
degois.publication.firstPage779por
degois.publication.lastPage789por
degois.publication.titleEducação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do I Seminário Internacional, Vol. II – Comunicações Livrespor
dc.peerreviewedyespor
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Promocao da atitude.pdf5.14 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.