Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2252
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Quinta e Costa, Margarida | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Vítor | - |
dc.contributor.author | Monteiro, Isilda | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-30T12:00:01Z | - |
dc.date.available | 2015-12-30T12:00:01Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Quinta e Costa, M., Ribeiro, V., & Monteiro, I. (2015). A promoção da atitude interdisciplinar no ensino do estudo do meio – um projeto de investigação. In I Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano (pp. 1274-1280). Porto: UCP. ISBN 978-989-96186-7-1. http://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/12483/3/ATAS_VOL_II-1.pdf Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Educação e Psicologia, 2015. - Em linha. - http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/ATAS_VOL_II.pdf. - pp.779-789 | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-99486-0-0 | - |
dc.identifier.uri | http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/ATAS_VOL_II.pdf | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2252 | - |
dc.description.abstract | A interdisciplinaridade é um eixo norteador das práticas de ensino, pelo que, o estudante de uma licenciatura em Educação Básica deve ter um conjunto de competências que lhe permita estabelecer as relações entre as partes e o todo, fazendo emergir, da sua investigação e análise, a interação existente entre várias áreas do saber. A constatação da ausência duma atitude interdisciplinar nos estudantes justificou a construção e aplicação deste projeto numa unidade curricular de Didática do Estudo do Meio. A análise reflexiva dos primeiros resultados determinou ajustamentos metodológicos permitindo, no segundo ano, analisar criticamente, os problemas e as potencialidades da execução do projeto. Os estudantes pesquisaram a vida de uma personalidade portuguesas referindo o seu percurso geográfico e o impacto do seu contributo científico, enquadrado numa época e contexto histórico. Uma análise crítica dos documentos produzidos permitiu compreender a prática investigativa dos estudantes, a vertente interdisciplinar do seu trabalho e a adequação das propostas de transposição didática apresentadas. Pretendemos analisar se este projeto permitiu criar uma oportunidade para os futuros professores (re)construírem as suas representações sobre o ensino do Estudo do Meio, desenvolvendo uma atitude interdisciplinar a transpor para a sua prática profissional futura. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Estudo do Meio | por |
dc.subject | Didáctica | por |
dc.title | A promoção da atitude interdisciplinar no ensino do estudo do meio : um projeto de investigação | por |
dc.type | conferenceObject | por |
degois.publication.firstPage | 779 | por |
degois.publication.lastPage | 789 | por |
degois.publication.title | Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do I Seminário Internacional, Vol. II – Comunicações Livres | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Appears in Collections: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Promocao da atitude.pdf | 5.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.