Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2252
Título: A promoção da atitude interdisciplinar no ensino do estudo do meio : um projeto de investigação
Autor: Quinta e Costa, Margarida
Ribeiro, Vítor
Monteiro, Isilda
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Formação de professores
Estudo do Meio
Didáctica
Data: 2015
Citação: Quinta e Costa, M., Ribeiro, V., & Monteiro, I. (2015). A promoção da atitude interdisciplinar no ensino do estudo do meio – um projeto de investigação. In I Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano (pp. 1274-1280). Porto: UCP. ISBN 978-989-96186-7-1. http://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/12483/3/ATAS_VOL_II-1.pdf Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Educação e Psicologia, 2015. - Em linha. - http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/ATAS_VOL_II.pdf. - pp.779-789
Resumo: A interdisciplinaridade é um eixo norteador das práticas de ensino, pelo que, o estudante de uma licenciatura em Educação Básica deve ter um conjunto de competências que lhe permita estabelecer as relações entre as partes e o todo, fazendo emergir, da sua investigação e análise, a interação existente entre várias áreas do saber. A constatação da ausência duma atitude interdisciplinar nos estudantes justificou a construção e aplicação deste projeto numa unidade curricular de Didática do Estudo do Meio. A análise reflexiva dos primeiros resultados determinou ajustamentos metodológicos permitindo, no segundo ano, analisar criticamente, os problemas e as potencialidades da execução do projeto. Os estudantes pesquisaram a vida de uma personalidade portuguesas referindo o seu percurso geográfico e o impacto do seu contributo científico, enquadrado numa época e contexto histórico. Uma análise crítica dos documentos produzidos permitiu compreender a prática investigativa dos estudantes, a vertente interdisciplinar do seu trabalho e a adequação das propostas de transposição didática apresentadas. Pretendemos analisar se este projeto permitiu criar uma oportunidade para os futuros professores (re)construírem as suas representações sobre o ensino do Estudo do Meio, desenvolvendo uma atitude interdisciplinar a transpor para a sua prática profissional futura.
Arbitragem científica: yes
URI: http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/ATAS_VOL_II.pdf
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2252
ISBN: 978-989-99486-0-0
Aparece nas colecções:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Promocao da atitude.pdf5.14 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.