Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2275
Título: A importância da supervisão colaborativa no desenvolvimento profissional do docente de educação especial
Autor: Gomes, Ana Paula
Vieira, Maria da Conceição
Palavras-chave: Educação especial
Desenvolvimento profissional
Supervisão pedagógica
Data: 2015
Citação: Gomes, A. & Vieira, M. (2015, set./dez.). A importância da supervisão colaborativa no desenvolvimento profissional do docente de educação especial. Revista Educação Especial, 28 (53), 751-164. Disponível em http://www.redalyc.org/pdf/3131/313141512019.pdf
Resumo: As atuais tendências supervisivas apontam para a supervisão entre pares, uma conceção democrática de supervisão que valoriza a reflexão e a aprendizagem em colaboração, levando os professores a gerar e a partilhar atividades e conhecimentos. Acreditamos que o trabalho dos docentes em equipa, centrado na reflexão, poderá promover um desenvolvimento profissional adequado às necessidades individuais e às exigências de uma profissão em que o professor se vê permanentemente confrontado com novas situações e desafios. As práticas colaborativas assentes na troca e partilha de experiências proporcionam aprendizagens diretas, aumentam a quantidade e a qualidade de soluções e ideias e a qualidade das opções realizadas. Assim, no desenvolvimento desta investigação, de natureza descritiva/interpretativa e numa abordagem predominantemente qualitativa, definimos objetivos distintos e complementares determinados pelo refletir sobre modelos e práticas supervisivas, verificar práticas colaborativas em contexto de sala de educação especial, potenciar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no trabalho colaborativo e identificar fatores de constrangimento e de facilitação da prática de supervisão colaborativa na sala de educação especial. Dos resultados obtidos no estudo parece-nos fundamental ressaltar que na prática supervisiva deverá existir um diálogo aberto e verdadeiro interpares competindo ao supervisor, enquanto membro do corpo docente com funções supervisivas, transmitir a ideia de que todo o processo supervisivo interpares não é a avaliação, mas sim um melhor conhecimento do ato educativo, facultando a tomada de decisões pedagógicas mais adequadas.
Arbitragem científica: yes
URI: http://www.redalyc.org/pdf/3131/313141512019.pdf
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2275
ISSN: 1808-270X
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