Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2339
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cavalcanti, Joana | - |
dc.contributor.author | Cortesão, Irene | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Paula | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Sara | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-22T15:01:18Z | - |
dc.date.available | 2016-07-22T15:01:18Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Cavalcanti, J., Pinheiro, A., Cortesão, I., Medeiros, P. & Ribeiro, S. (2016). Educação - um mosaico feminino: Da História às histórias – a razão das narrativas em sala de aula. Tendências Pedagógicas 28, 181-194. ISSN 1888-6744. Disponível em https://revistas.uam.es/tendenciaspedagogicas/article/view/4402/5228 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1888-6744 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2339 | - |
dc.description.abstract | O estudo “Histórias no Feminino: a influência das narrativas na construção identitária de mulheres educadoras em Portugal e em Espanha” foi desenvolvido ao longo de dois anos com investigadores da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e da Universidad de Madrid. O grupo de trabalho centrou as suas atenções para uma investigação qualitativa, de carácter biográfico, baseada em histórias de vida, tendo entrevistado onze educadoras/professoras portuguesas e espanholas, optando-se por apresentar agora apenas seis histórias, todas narradas por mulheres portuguesas. Neste artigo os autores abordam uma parcela do estudo e centram-se em seis entrevistas no que diz respeito ao papel da mulher como educadora que conta histórias. Assim, focalizam-se várias dimensões da mulher ao assumir-se como contadora de histórias, quer ao falar de si mesma ou de outra mulher que conta histórias. Neste artigo, apresentamos o discurso de algumas entrevistadas que ao narrarem a sua relação com a hora do conto resgatam aspetos importantes da sua infância. No resgate, elas reconstroem-se numa memória afetiva relacionada com os contos, as personagens, os sentimentos desencadeados após terem ouvido ou lido uma boa história. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidad Autónoma de Madrid. Departamento de Didáctica y Teoría de la Educación | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Educadores de infância -- papel social | pt_PT |
dc.subject | Contos de fadas -- importância pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Literatura infantil -- contos de fadas -- aspectos psicológicos | pt_PT |
dc.title | Educação – um mosaico feminino Da História às histórias - a razão das narrativas em sala de aula | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 181 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 194 | pt_PT |
degois.publication.location | Madrid | pt_PT |
degois.publication.title | Tendencias Pedagógicas | pt_PT |
degois.publication.volume | Nº 28 | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://revistas.uam.es/tendenciaspedagogicas/article/view/4402/5228 | pt_PT |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.15366/tp2016.28.013 | pt_PT |
Appears in Collections: | Artigo publicado numa revista |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
4402-10354-1-PB.pdf | documento principal | 216.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.