Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2339
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCavalcanti, Joana-
dc.contributor.authorCortesão, Irene-
dc.contributor.authorMedeiros, Paula-
dc.contributor.authorRibeiro, Sara-
dc.date.accessioned2016-07-22T15:01:18Z-
dc.date.available2016-07-22T15:01:18Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCavalcanti, J., Pinheiro, A., Cortesão, I., Medeiros, P. & Ribeiro, S. (2016). Educação - um mosaico feminino: Da História às histórias – a razão das narrativas em sala de aula. Tendências Pedagógicas 28, 181-194. ISSN 1888-6744. Disponível em https://revistas.uam.es/tendenciaspedagogicas/article/view/4402/5228pt_PT
dc.identifier.issn1888-6744-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2339-
dc.description.abstractO estudo “Histórias no Feminino: a influência das narrativas na construção identitária de mulheres educadoras em Portugal e em Espanha” foi desenvolvido ao longo de dois anos com investigadores da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e da Universidad de Madrid. O grupo de trabalho centrou as suas atenções para uma investigação qualitativa, de carácter biográfico, baseada em histórias de vida, tendo entrevistado onze educadoras/professoras portuguesas e espanholas, optando-se por apresentar agora apenas seis histórias, todas narradas por mulheres portuguesas. Neste artigo os autores abordam uma parcela do estudo e centram-se em seis entrevistas no que diz respeito ao papel da mulher como educadora que conta histórias. Assim, focalizam-se várias dimensões da mulher ao assumir-se como contadora de histórias, quer ao falar de si mesma ou de outra mulher que conta histórias. Neste artigo, apresentamos o discurso de algumas entrevistadas que ao narrarem a sua relação com a hora do conto resgatam aspetos importantes da sua infância. No resgate, elas reconstroem-se numa memória afetiva relacionada com os contos, as personagens, os sentimentos desencadeados após terem ouvido ou lido uma boa história.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidad Autónoma de Madrid. Departamento de Didáctica y Teoría de la Educaciónpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducadores de infância -- papel socialpt_PT
dc.subjectContos de fadas -- importância pedagógicapt_PT
dc.subjectLiteratura infantil -- contos de fadas -- aspectos psicológicospt_PT
dc.titleEducação – um mosaico feminino Da História às histórias - a razão das narrativas em sala de aulapt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage181pt_PT
degois.publication.lastPage194pt_PT
degois.publication.locationMadridpt_PT
degois.publication.titleTendencias Pedagógicaspt_PT
degois.publication.volumeNº 28pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.uam.es/tendenciaspedagogicas/article/view/4402/5228pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.15366/tp2016.28.013pt_PT
Appears in Collections:Artigo publicado numa revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4402-10354-1-PB.pdfdocumento principal216.76 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.