Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2339
Título: Educação – um mosaico feminino Da História às histórias - a razão das narrativas em sala de aula
Autor: Cavalcanti, Joana
Cortesão, Irene
Medeiros, Paula
Ribeiro, Sara
Palavras-chave: Educadores de infância -- papel social
Contos de fadas -- importância pedagógica
Literatura infantil -- contos de fadas -- aspectos psicológicos
Data: 2016
Editora: Universidad Autónoma de Madrid. Departamento de Didáctica y Teoría de la Educación
Citação: Cavalcanti, J., Pinheiro, A., Cortesão, I., Medeiros, P. & Ribeiro, S. (2016). Educação - um mosaico feminino: Da História às histórias – a razão das narrativas em sala de aula. Tendências Pedagógicas 28, 181-194. ISSN 1888-6744. Disponível em https://revistas.uam.es/tendenciaspedagogicas/article/view/4402/5228
Resumo: O estudo “Histórias no Feminino: a influência das narrativas na construção identitária de mulheres educadoras em Portugal e em Espanha” foi desenvolvido ao longo de dois anos com investigadores da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e da Universidad de Madrid. O grupo de trabalho centrou as suas atenções para uma investigação qualitativa, de carácter biográfico, baseada em histórias de vida, tendo entrevistado onze educadoras/professoras portuguesas e espanholas, optando-se por apresentar agora apenas seis histórias, todas narradas por mulheres portuguesas. Neste artigo os autores abordam uma parcela do estudo e centram-se em seis entrevistas no que diz respeito ao papel da mulher como educadora que conta histórias. Assim, focalizam-se várias dimensões da mulher ao assumir-se como contadora de histórias, quer ao falar de si mesma ou de outra mulher que conta histórias. Neste artigo, apresentamos o discurso de algumas entrevistadas que ao narrarem a sua relação com a hora do conto resgatam aspetos importantes da sua infância. No resgate, elas reconstroem-se numa memória afetiva relacionada com os contos, as personagens, os sentimentos desencadeados após terem ouvido ou lido uma boa história.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2339
DOI: http://dx.doi.org/10.15366/tp2016.28.013
ISSN: 1888-6744
Versão do Editor: https://revistas.uam.es/tendenciaspedagogicas/article/view/4402/5228
Aparece nas colecções:Artigo publicado numa revista

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
4402-10354-1-PB.pdfdocumento principal216.76 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.