Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2343
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Mónica | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-26T13:31:15Z | - |
dc.date.available | 2016-07-26T13:31:15Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, M. (2015). Qual o papel da Escultura Pública para a Educação do cidadão? European Review of Artistic studies (ERAS), 6, (2), 54-67. Disponível em http://www.eras.utad.pt/docs/JUN%20INTER%202015.pdf | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1647-3558 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2343 | - |
dc.description.abstract | A escultura pública situada no teatro urbano, visualmente alicerçada por elementos simbólicos, estabelece um diálogo entre indivíduos, territórios, tempos, e apresenta-se diariamente numa configuração formal diversificada, espelhando a sua identidade num espaço onde ocorrem interações comunicativas entre a obra e os cidadãos resultantes quer das caraterísticas do objeto artístico, quer dos significados individuais e convenções coletivas construídas. A presença da escultura pública na vida do cidadão é uma evidência e suscita comportamentos e relações entre ambos. Mas será que o diálogo entre o cidadão e a escultura se estabelece? Até que ponto a escultura pública que povoa os espaços pelos quais deambulamos faz realmente parte do nosso quotidiano? De que forma a escultura contribui para o desenvolvimento artístico-cultural do individuo? Este texto centra a sua atenção na necessidade de equacionar a importância e a relevância da escultura pública no horizonte contemporâneo – que implica pensar o conceito artístico, o posicionamento do sujeito face à diversidade de esculturas no espaço urbano e os seus comportamentos, perspetivando o valor educativo de que as obras se revestem para ir ao encontro de novas formas de apropriação visual, através de uma educação artística que reconheça o cidadão enquanto construtor do seu próprio conhecimento e da sua identidade, possibilitando-lhe adquirir as competências necessárias para estabelecer um encontro com as esculturas e tornando-o recetor da sua própria cultura. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Educação artística | pt_PT |
dc.subject | Escultura pública | pt_PT |
dc.subject | Recurso educativo | pt_PT |
dc.title | Qual o papel da Escultura Pública para a Educação do cidadão? | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 54 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 67 | pt_PT |
degois.publication.title | European Review of Artistic studies (ERAS) | pt_PT |
degois.publication.volume | vol. 6, n. 2 | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.eras.utad.pt/docs/JUN%20INTER%202015.pdf | pt_PT |
Appears in Collections: | Artigo publicado numa revista |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Qual o papel da Escultura Pública.pdf | documento principal | 7.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.