Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2343
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Mónica-
dc.date.accessioned2016-07-26T13:31:15Z-
dc.date.available2016-07-26T13:31:15Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationOliveira, M. (2015). Qual o papel da Escultura Pública para a Educação do cidadão? European Review of Artistic studies (ERAS), 6, (2), 54-67. Disponível em http://www.eras.utad.pt/docs/JUN%20INTER%202015.pdfpt_PT
dc.identifier.issn1647-3558-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2343-
dc.description.abstractA escultura pública situada no teatro urbano, visualmente alicerçada por elementos simbólicos, estabelece um diálogo entre indivíduos, territórios, tempos, e apresenta-se diariamente numa configuração formal diversificada, espelhando a sua identidade num espaço onde ocorrem interações comunicativas entre a obra e os cidadãos resultantes quer das caraterísticas do objeto artístico, quer dos significados individuais e convenções coletivas construídas. A presença da escultura pública na vida do cidadão é uma evidência e suscita comportamentos e relações entre ambos. Mas será que o diálogo entre o cidadão e a escultura se estabelece? Até que ponto a escultura pública que povoa os espaços pelos quais deambulamos faz realmente parte do nosso quotidiano? De que forma a escultura contribui para o desenvolvimento artístico-cultural do individuo? Este texto centra a sua atenção na necessidade de equacionar a importância e a relevância da escultura pública no horizonte contemporâneo – que implica pensar o conceito artístico, o posicionamento do sujeito face à diversidade de esculturas no espaço urbano e os seus comportamentos, perspetivando o valor educativo de que as obras se revestem para ir ao encontro de novas formas de apropriação visual, através de uma educação artística que reconheça o cidadão enquanto construtor do seu próprio conhecimento e da sua identidade, possibilitando-lhe adquirir as competências necessárias para estabelecer um encontro com as esculturas e tornando-o recetor da sua própria cultura.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectEscultura públicapt_PT
dc.subjectRecurso educativopt_PT
dc.titleQual o papel da Escultura Pública para a Educação do cidadão?pt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage54pt_PT
degois.publication.lastPage67pt_PT
degois.publication.titleEuropean Review of Artistic studies (ERAS)pt_PT
degois.publication.volumevol. 6, n. 2pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.eras.utad.pt/docs/JUN%20INTER%202015.pdfpt_PT
Appears in Collections:Artigo publicado numa revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Qual o papel da Escultura Pública.pdfdocumento principal7.37 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.