Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2343
Título: Qual o papel da Escultura Pública para a Educação do cidadão?
Autor: Oliveira, Mónica
Palavras-chave: Educação artística
Escultura pública
Recurso educativo
Data: 2015
Citação: Oliveira, M. (2015). Qual o papel da Escultura Pública para a Educação do cidadão? European Review of Artistic studies (ERAS), 6, (2), 54-67. Disponível em http://www.eras.utad.pt/docs/JUN%20INTER%202015.pdf
Resumo: A escultura pública situada no teatro urbano, visualmente alicerçada por elementos simbólicos, estabelece um diálogo entre indivíduos, territórios, tempos, e apresenta-se diariamente numa configuração formal diversificada, espelhando a sua identidade num espaço onde ocorrem interações comunicativas entre a obra e os cidadãos resultantes quer das caraterísticas do objeto artístico, quer dos significados individuais e convenções coletivas construídas. A presença da escultura pública na vida do cidadão é uma evidência e suscita comportamentos e relações entre ambos. Mas será que o diálogo entre o cidadão e a escultura se estabelece? Até que ponto a escultura pública que povoa os espaços pelos quais deambulamos faz realmente parte do nosso quotidiano? De que forma a escultura contribui para o desenvolvimento artístico-cultural do individuo? Este texto centra a sua atenção na necessidade de equacionar a importância e a relevância da escultura pública no horizonte contemporâneo – que implica pensar o conceito artístico, o posicionamento do sujeito face à diversidade de esculturas no espaço urbano e os seus comportamentos, perspetivando o valor educativo de que as obras se revestem para ir ao encontro de novas formas de apropriação visual, através de uma educação artística que reconheça o cidadão enquanto construtor do seu próprio conhecimento e da sua identidade, possibilitando-lhe adquirir as competências necessárias para estabelecer um encontro com as esculturas e tornando-o recetor da sua própria cultura.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2343
ISSN: 1647-3558
Versão do Editor: http://www.eras.utad.pt/docs/JUN%20INTER%202015.pdf
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