Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2362
Título: Relações escola-famílias e construção complexa de identidades: análise de um projeto desenvolvido no âmbito de um contrato local de desenvolvimento social
Autor: Trevisan, Gabriela
Samagaio, Florbela
Carvalho, Adalberto
Neves, Ivone
Brás, Cátia
Palavras-chave: Relação escola-família
Intervenção comunitária
Data: 2012
Citação: Dias de Carvalho, A., Samagaio, F., Trevisan, G., Neves, I. & Brás, C. (2012). Relações Escola-Famílias e construção complexa de identidades. In Actas do V Encontro CIED - Escola e Comunidade (pp. 133-143). Lisboa: CIED. ISBN 978-989-95733-3-8.
Resumo: O presente texto analisa os resultados da parceria entre a ESEPF e um CLD do Norte do País, na monitorização e avaliação da implementação de ações no âmbito das relações escola/famílias/comunidade, iniciado em 2010. Na identificação dos problemas centrais da comunidade em questão, foi dada especial atenção às relações escola-família e aí àqueles que aparentem ser os casos mais problemáticos na perspetiva de contribuir para uma efetiva e pedagogicamente consequente construção compósita de identidades: das crianças, das famílias, dos professores, dos vários agentes sociais e da comunidade educativa como uma entidade almejada. Estas mudanças implicam num novo paradigma, o paradigma de parceria para aprendizagem, para uma aprendizagem de sucesso, envolvendo os vários protagonistas educativos: famílias e comunidades surgem assim não como algo exterior à escola mas algo que está dentro da escola através dos alunos. Os protagonistas deste Projeto de Intervenção Social são, por um lado, as famílias ausentes da escola – e, por outro lado, os professores do Agrupamento de Escolas em estudo. Com as famílias visou-se encontrar um conjunto de respostas de intervenção que promovam o seu sucesso plural, trabalhando-se as competências do agregado em diferentes níveis/áreas; com os professores aprofundou-se a capacidade de uma dinâmica com ações que qualifiquem a relação Escola-Família. O projecto, desenvolvido numa lógica de Investigação-Ação (IA) assumiu o Agrupamento de Escolas como um caso a estudar em profundidade e numa perspetiva intensiva e interpretativa, procurando encontrar respostas eficazes a problemas concretos, estando fundamentalmente ligado a metodologias que permitam acompanhar quer a investigação quer a intervenção. Serão analisados os principais resultados já alcançados pelo projecto, nomeadamente, a construção de um instrumento de diagnóstico social participativo, e respetivas metodologias e técnicas mobilizadas (focus groups, entrevistas semidirectivas, análises documentais das diferentes instituições, reuniões com alunos do Agrupamento), bem como algumas das principais ações construídas a partir dele, nomeadamente: a construção de um programa de formação para o Agrupamento respondendo às necessidades do grupo de docentes e à aquisição de competências de trabalho com famílias e comunidade; o desenho de atividades com famílias na escola, a partir da revitalização da Associação de Pais e do seu envolvimento direto na promoção do sucesso dos alunos; a formação de membros de instituições que trabalham diretamente com famílias.
Descrição: Comunicação apresentada no V Encontro do CIED – Escola e Comunidade, nos dias 18 e 19 de novembro de 2011, na Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, organizado pelo CIED, com o apoio da Escola Superior de Educação de Lisboa
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2362
ISBN: 978-989-95733-3-8
Versão do Editor: http://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/1739
Aparece nas colecções:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

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