Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2363
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorNogueira, Isabel Cláudia-
dc.date.accessioned2016-07-29T08:33:12Z-
dc.date.available2016-07-29T08:33:12Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationGonçalves, D. & Nogueira, I. C. (2014). O (e)portfolio no desenvolvimento profissional de professores: uma experiência no contexto da Didática da Matemática na Educação Pré-Escolar. Atas do XII Congresso da SPCE - Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar (pp.1338-1345). ISBN 978-989-704-188-4. Disponível em https://apps2.utad.pt/files/SPCE2_EIXOS_BOOK%20CC.pdfpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-704-188-4-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2363-
dc.description.abstractO presente texto pretende ser um contributo na investigação educacional, em especial ao nível das estratégias de formação de professores, focalizando-se em processos reflexivos que decorrem da utilização de (e)portfolios no contexto da formação de professores. Tendo em conta a experiência de estágio que acontece ao longo de um ano letivo no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, a metodologia formativa implementada no âmbito da unidade curricular de Didática da Matemática na Educação Pré-Escolar, durante o 1º semestre do ano letivo de 2012/2013, privilegiou as situações reais do contexto educativo em que cada estudante desenvolveu a sua intervenção pedagógica, que funcionaram como ponto de partida para os processos reflexivos de natureza pessoal, académica e profissional. A análise aos (e)portfolios elaborados permite descrever as vantagens da utilização desta estratégia de formação quer do ponto de vista do docente, quer na perspetiva dos futuros educadores de infância, salientando as inúmeras e diversas possibilidades de desenvolvimento profissional (e pessoal), designadamente no que se refere à construção do conhecimento didático no âmbito da Educação Matemática. A não definição prévia de uma estrutura rígida subjacente ao (e)portfolio, viabilizou, como mostraremos, uma aprendizagem personalizada que está patente não só na variedade das evidências incluídas, de acordo com um exercício reflexivo que as sustenta, como também nos distintos formatos que foram apresentados.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subject(E)Portefóliopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissional de professorespt_PT
dc.subjectEstratégias de formação de professorespt_PT
dc.titleO (e)portfolio no desenvolvimento profissional de professores: uma experiência no contexto da Didática da Matemática na Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage1354pt_PT
degois.publication.lastPage1361pt_PT
degois.publication.titleXII Congresso da SPCE - Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinarpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://apps2.utad.pt/files/SPCE2_EIXOS_BOOK%20CC.pdfpt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O (e)Portfolio no Desenvolvimento Profissional de Professores.pdfdocumento principal6.08 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.