Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2363
Título: O (e)portfolio no desenvolvimento profissional de professores: uma experiência no contexto da Didática da Matemática na Educação Pré-Escolar
Autor: Gonçalves, Daniela
Nogueira, Isabel Cláudia
Palavras-chave: (E)Portefólio
Desenvolvimento profissional de professores
Estratégias de formação de professores
Data: 2014
Citação: Gonçalves, D. & Nogueira, I. C. (2014). O (e)portfolio no desenvolvimento profissional de professores: uma experiência no contexto da Didática da Matemática na Educação Pré-Escolar. Atas do XII Congresso da SPCE - Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar (pp.1338-1345). ISBN 978-989-704-188-4. Disponível em https://apps2.utad.pt/files/SPCE2_EIXOS_BOOK%20CC.pdf
Resumo: O presente texto pretende ser um contributo na investigação educacional, em especial ao nível das estratégias de formação de professores, focalizando-se em processos reflexivos que decorrem da utilização de (e)portfolios no contexto da formação de professores. Tendo em conta a experiência de estágio que acontece ao longo de um ano letivo no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, a metodologia formativa implementada no âmbito da unidade curricular de Didática da Matemática na Educação Pré-Escolar, durante o 1º semestre do ano letivo de 2012/2013, privilegiou as situações reais do contexto educativo em que cada estudante desenvolveu a sua intervenção pedagógica, que funcionaram como ponto de partida para os processos reflexivos de natureza pessoal, académica e profissional. A análise aos (e)portfolios elaborados permite descrever as vantagens da utilização desta estratégia de formação quer do ponto de vista do docente, quer na perspetiva dos futuros educadores de infância, salientando as inúmeras e diversas possibilidades de desenvolvimento profissional (e pessoal), designadamente no que se refere à construção do conhecimento didático no âmbito da Educação Matemática. A não definição prévia de uma estrutura rígida subjacente ao (e)portfolio, viabilizou, como mostraremos, uma aprendizagem personalizada que está patente não só na variedade das evidências incluídas, de acordo com um exercício reflexivo que as sustenta, como também nos distintos formatos que foram apresentados.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2363
ISBN: 978-989-704-188-4
Versão do Editor: https://apps2.utad.pt/files/SPCE2_EIXOS_BOOK%20CC.pdf
Aparece nas colecções:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O (e)Portfolio no Desenvolvimento Profissional de Professores.pdfdocumento principal6.08 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.