Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2376
Título: O pensamento pedagógico de Paulo Freire à luz da filosofia da educação
Autor: Gonçalves, José Luís
Palavras-chave: Paulo Freire - pedagogo - 1921-1997
Filosofia da educação
Epistemologia da práxis
Antropologia dialógica
Data: 2016
Citação: Gonçalves, J. L. (2016). O pensamento pedagógico de Paulo Freire à luz da filosofia da educação. Revista Interritórios, 2(2), 6-17. Disponível em http://www.revistainterritorios.com.br/media/artigos/rev.5.01-o-pensamento-pedagogico-de-paulo-freire-a-luz-da-filosofia-da-educacao-rev-denise.pdf
Resumo: Propomo-nos analisar neste artigo o pensamento pedagógico de Paulo Freire na ótica da filosofia da educação. Entendendo-se esta área de saber, simultaneamente, como reflexão tanto das problemáticas educacionais (no plano epistemológico e hermenêutico) como das problemáticas educativas (dimensão ética e antropológica) presentes no discurso pedagógico de Paulo Freire, a nossa análise assentará numa circularidade epistemo-antropológica deste pensamento. Dito de outra forma, é nossa intenção caracterizar a relação estreita que estabelecem entre si uma epistemologia da práxis e uma antropologia dialógica no pensamento pedagógico deste grande educador.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2376
Versão do Editor: http://www.revistainterritorios.com.br/media/artigos/rev.5.01-o-pensamento-pedagogico-de-paulo-freire-a-luz-da-filosofia-da-educacao-rev-denise.pdf
Aparece nas colecções:Artigo publicado numa revista

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
rev.5.01-o-pensamento-pedagogico-de-paulo-freire-a-luz-da-filosofia-da-educacao-rev-denise.pdf540.19 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.