Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2403
Título: O papel do professor no desenvolvimento das inteligências múltiplas em contexto de sala de aula
Autor: Cardoso, Daniela de Carvalho
Orientador: Sousa, Júlio
Palavras-chave: Inteligências múltiplas
Relação professor aluno
Promoção cognitiva
Inteligência interpessoal
Inteligência intrapessoal
Papel do professor
Data: 28-Jul-2016
Resumo: A teoria das inteligências múltiplas desenvolvida por Howard Gardner defende que todos os seres humanos possuem nove tipos de inteligências (linguística, lógico-matemática, espacial, musical, corporal cinestésica, interpessoal, intrapessoal, naturalista e existencial) no entanto, umas podem estar mais ou menos desenvolvidas dependendo dos estímulos que receberem. Esta investigação baseou-se fundamentalmente na inteligência intrapessoal e na inteligência interpessoal pois são chave para o desenvolvimento humano e tendem a ser mais fortes que as outras inteligências, já que são trabalhadas dentro e fora da sala de aula. O presente estudo, cuja estratégia de pesquisa é a metodologia de investigação qualitativa visa compreender de que forma o professor atua para desenvolver as Inteligências Múltiplas no 1º e no 2º Ciclo do Ensino Básico. Para a realização deste estudo foram efetuadas sete entrevistas às professoras do 1º e 2º CEB. Através dos resultados das entrevistas conclui-se que existe pouco conhecimento sobre as inteligências múltiplas, neste sentido, deveria existir mais formação sobre esta temática. A partir dos resultados das grelhas de observação, verificou-se que nenhum dos alunos tem a inteligência interpessoal comprometida pois sabem conviver com os colegas, respeitando as regras e interagindo positivamente uns com os outros. Quanto à inteligência intrapessoal não a têm comprometida e deveria ser mais desenvolvida. Em síntese, é importante ter uma visão pluralista da mente humana inspirada numa pedagogia diferenciada e individualizada, na qual ensinar envolve respeitar os diferentes ritmos de aprendizagem. Destaca-se, ainda, a responsabilidade dos professores em diversificar as suas estratégias de ensino para lecionar os conteúdos e para prepará-los para enfrentarem problemas reais.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2403
metadata.thesis.degree.name: Mestrado Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

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