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    http://hdl.handle.net/20.500.11796/2403| Título: | O papel do professor no desenvolvimento das inteligências múltiplas em contexto de sala de aula | 
| Autor: | Cardoso, Daniela de Carvalho | 
| Orientador: | Sousa, Júlio | 
| Palavras-chave: | Inteligências múltiplas Relação professor aluno Promoção cognitiva Inteligência interpessoal Inteligência intrapessoal Papel do professor  | 
| Data: | 28-Jul-2016 | 
| Resumo: | A teoria das inteligências múltiplas desenvolvida por Howard Gardner defende que todos os seres humanos possuem nove tipos de inteligências (linguística, lógico-matemática, espacial, musical, corporal cinestésica, interpessoal, intrapessoal, naturalista e existencial) no entanto, umas podem estar mais ou menos desenvolvidas dependendo dos estímulos que receberem. Esta investigação baseou-se fundamentalmente na inteligência intrapessoal e na inteligência interpessoal pois são chave para o desenvolvimento humano e tendem a ser mais fortes que as outras inteligências, já que são trabalhadas dentro e fora da sala de aula. O presente estudo, cuja estratégia de pesquisa é a metodologia de investigação qualitativa visa compreender de que forma o professor atua para desenvolver as Inteligências Múltiplas no 1º e no 2º Ciclo do Ensino Básico. Para a realização deste estudo foram efetuadas sete entrevistas às professoras do 1º e 2º CEB. Através dos resultados das entrevistas conclui-se que existe pouco conhecimento sobre as inteligências múltiplas, neste sentido, deveria existir mais formação sobre esta temática. A partir dos resultados das grelhas de observação, verificou-se que nenhum dos alunos tem a inteligência interpessoal comprometida pois sabem conviver com os colegas, respeitando as regras e interagindo positivamente uns com os outros. Quanto à inteligência intrapessoal não a têm comprometida e deveria ser mais desenvolvida. Em síntese, é importante ter uma visão pluralista da mente humana inspirada numa pedagogia diferenciada e individualizada, na qual ensinar envolve respeitar os diferentes ritmos de aprendizagem. Destaca-se, ainda, a responsabilidade dos professores em diversificar as suas estratégias de ensino para lecionar os conteúdos e para prepará-los para enfrentarem problemas reais. | 
| URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2403 | 
| metadata.thesis.degree.name: | Mestrado Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico | 
| Aparece nas colecções: | Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico | 
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Relatório de Investigação.pdf | 2.07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | 
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