Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2449
Title: | Indicadores de idoneidade didática em contexto de formação inicial de professores: o caso da Ana |
Authors: | Nogueira, Isabel Cláudia Neto, Teresa |
Keywords: | Ensino da matemática Formação inicial de professores Professor reflexivo Prática de Ensino Supervisionada em Matemática Desenvolvimento profissional docente Práticas educativas |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | • Nogueira, I.C. & Neto, T. (2017). Indicadores de idoneidade didática em contexto de formação inicial de professores: o caso da Ana. In L. Menezes, A. Ribeiro, H. Gomes, A. P. Martins, F. Tavares & H. Pinto (Eds.), Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 142- 153). Viseu: Associação de Professores de Matemática. |
Abstract: | O objetivo desta comunicação é apresentar um caso sobre a
aplicação do conceito de idoneidade didática, num contexto de formação
inicial de professores de matemática, desenvolvido numa Instituição do
Ensino Superior portuguesa. O caso apresentado indica que a futura
professora revela conhecer, compreender e valorizar o conceito de
idoneidade didática, através da sua aplicação coerente e sustentada, quer
ao nível da preparação do ensino de um conceito matemático, quer ao nível
da reflexão após o processo de ensino desse mesmo conceito. O caso desta
futura professora permite compreender a contribuição da idoneidade
didática na promoção de competências na análise didática do ensino e da
aprendizagem de conceitos matemáticos. Abstract. This presentation has the goal of depicting a case concerning the application of the concept of didactical suitability, in a context of mathematics teachers' initial training, developed in a Portuguese University. The case in question shows a teacher apprentice that is aware of and intent on valuing the concept of didactical probity through its cohesive and sustained application. The future teacher accomplishes this as much at the step of teaching preparation regarding a mathematical concept, as at the step of posterior reflection on the teaching process of said concept. This future teacher's case allows us to understand the contribution of didactical suitability in the promotion of competences in didactical analysis of the teaching and learning of mathematical concepts. |
Peer reviewed: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2449 |
ISBN: | 978-972-8768-67-6 |
Appears in Collections: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo XXVIII SIEM ICN TN.pdf | 564.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.