Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2449
Title: Indicadores de idoneidade didática em contexto de formação inicial de professores: o caso da Ana
Authors: Nogueira, Isabel Cláudia
Neto, Teresa
Keywords: Ensino da matemática
Formação inicial de professores
Professor reflexivo
Prática de Ensino Supervisionada em Matemática
Desenvolvimento profissional docente
Práticas educativas
Issue Date: 2017
Citation: • Nogueira, I.C. & Neto, T. (2017). Indicadores de idoneidade didática em contexto de formação inicial de professores: o caso da Ana. In L. Menezes, A. Ribeiro, H. Gomes, A. P. Martins, F. Tavares & H. Pinto (Eds.), Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 142- 153). Viseu: Associação de Professores de Matemática.
Abstract: O objetivo desta comunicação é apresentar um caso sobre a aplicação do conceito de idoneidade didática, num contexto de formação inicial de professores de matemática, desenvolvido numa Instituição do Ensino Superior portuguesa. O caso apresentado indica que a futura professora revela conhecer, compreender e valorizar o conceito de idoneidade didática, através da sua aplicação coerente e sustentada, quer ao nível da preparação do ensino de um conceito matemático, quer ao nível da reflexão após o processo de ensino desse mesmo conceito. O caso desta futura professora permite compreender a contribuição da idoneidade didática na promoção de competências na análise didática do ensino e da aprendizagem de conceitos matemáticos.
Abstract. This presentation has the goal of depicting a case concerning the application of the concept of didactical suitability, in a context of mathematics teachers' initial training, developed in a Portuguese University. The case in question shows a teacher apprentice that is aware of and intent on valuing the concept of didactical probity through its cohesive and sustained application. The future teacher accomplishes this as much at the step of teaching preparation regarding a mathematical concept, as at the step of posterior reflection on the teaching process of said concept. This future teacher's case allows us to understand the contribution of didactical suitability in the promotion of competences in didactical analysis of the teaching and learning of mathematical concepts.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2449
ISBN: 978-972-8768-67-6
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo XXVIII SIEM ICN TN.pdf564.14 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.