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Título: Ensinar a ler sem ter aprendido a amar a leitura: a Educação Literária dos professores de Educação Básica
Autor: Martins, Marta
Palavras-chave: Educação literária
Educação Básica (1º e 2º ciclos)
Formação de professores
Educadores de Infância
Data: 2016
Citação: Martins, M. (2016). Ensinar a ler sem ter aprendido a amar a leitura: A Educação Literária dos Professores de Educação Básica. Educação em Foco (UEMG), 19(28), 159-186. Disponível em http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1890/981
Resumo: Este artigo procura refletir e apresentar algumas propostas metodológicas e alguns recursos científico-pedagógicos que visam responder a uma questão urgente: como compatibilizar as exigências do ensino e da aprendizagem da Literatura com o déficit de competência leitora e de memória textual dos nossos estudantes do ensino superior, nomeadamente na formação inicial de professores? Assim, divulgamos um estudo de caso que visou conhecer como os candidatos a professores fizeram a sua própria sensibilização quanto ao texto literário, na família e na escola, sublinhando-se aspetos como: tipos de leitura, suportes utilizados, constituição do corpus literário e produtos culturais direta ou indiretamente relacionados a esse corpus. Tudo isso com o fim de se propor metodologias, estratégias e recursos a serem implementados na formação de professores, visando à Educação Literária fundamental. Os resultados dão conta da memória textual comum a um grupo de 117 candidatos a professores de Educação Básica (Educadores de Infância e professores do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) e permitem desenhar um corpus comum à maioria desses candidatos a professores, bem como as formas de que se revestiu a recepção.
Teach reading without having learned to love reading: the Literary Education of Basic education teachers Abstract This paper seeks to present and reflect on some methodological proposals and some scientific and pedagogical resources that aim to answer an urgent question: how to reconcile the teaching and learning literature demands with the undergraduate students reading and textual memory deficit? Thus, we announced a case study that aimed to understand how former teachers made their own awareness of the literary text, in the family and at school, considering such aspects: types of reading, reading holders, constitution of the literary corpus and cultural products direct or indirectly related to the corpus. Our final aim is to propose methodologies, strategies and resources to build an elementary literature education in the teachers’ training syllabus. The results showed a common textual memory among a group of 117 former teachers (kindergarten and elementary school teachers) and allowed us to draw a common corpus for most of these teachers as well as their reception. Keywords: reading; literature; education; teachers’ training
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2460
ISSN: 2317-0093
Versão do Editor: http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1890/981
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