Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2462
Título: Considerações sobre a importância da família na socialização: o que dizem as crianças?
Autor: Samagaio, Florbela
Palavras-chave: Sociologia da infância
Educação não formal
Cidadania
Participação da criança
Papel da família
Data: Abr-2016
Editora: Instituto de Sociologia da Universidade do Porto
Citação: Samagaio, F. (2016). Considerações sobre a importância da família na socialização: o que dizem as cianças? IS working paper nº 21 (3ª série). Disponível em http://www.isociologia.pt/App_Files/Documents/wp21_160524120431.pdf
Relatório da Série N.º: 3.ª Série;IS Working Paper N.º 21
Resumo: Este artigo incide sobre a crescente importância social que as crianças têm vindo a adquirir na sociedade atual. Atores de várias vivências, afetos e opiniões, as crianças e os jovens (considerados até aos 18 anos de idade) têm vindo a desempenhar um protagonismo cada vez mais visível a ter em consideração nas estruturas e nas dinâmicas sociais. À semelhança do que acontece noutros países, a Sociologia da Infância em Portugal desempenha um papel fundamental na questão social da visibilidade da infância e da criança enquanto ser socialmente competente ao desenvolver estudos que suportem um estatuto para a criança. Destacam-se as potencialidades da escuta ativa de crianças e jovens (10-18 anos) sobre assuntos que lhes digam respeito (Artº. 12º. Da Convenção dos Direitos da Criança). Salienta-se a Educação Não Formal, prevista no âmbito do trabalho socioeducativo do Programa Escolhas, como porta de entrada num contexto institucional da vida da criança. Este artigo foca, para além de questões teóricas afins, a opinião das crianças sobre a importância que a família desempenha no seu processo de socialização.
This article focuses on the growing social importance that the children have come to acquire in today's society. Actors from various experiences, feelings and opinions, children and young people (considered up to 18 years old) have been playing an increasingly visible role to take into consideration the structures and social dynamics. Similar to what happens in other countries, the sociology of childhood in Portugal plays an important role in the social issue of childhood visibility and child while being socially responsible to develop studies that support a statute for the child. It highlights the potential of active listening to children and young people (10-18 years) on matters which concern them (Art. 12. The Convention on the Rights of the Child). It highlights the NonFormal Education, provided for under the social and educational work of the Programa Escolhas (Choices Program), as a stakeholder in an institutional context of the child's life. This article focuses, in addition to theoretical issues related to children's citizenship, the views of children on the importance that the family plays in their socialization process. Keywords: children, social participation, non formal education, choices program (programa escolhas), citizenship, family.
Descrição: Este artigo tem por base uma tese de doutoramento intitulada “Participar para Escolhe®, um Itinerário sociológico em torno de uma política social de cariz educador”, iniciada em 2009 e finalizada em 2014.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2462
Versão do Editor: http://www.isociologia.pt/App_Files/Documents/wp21_160524120431.pdf
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