Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2467
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCraveiro, Clara-
dc.contributor.authorGonçalves, Marta Daniela Gomes-
dc.date.accessioned2017-09-01T10:42:50Z-
dc.date.available2017-09-01T10:42:50Z-
dc.date.issued2017-07-12-
dc.date.submitted2017-06-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2467-
dc.description.abstractA participação das crianças e o intuito de dar voz às mesmas tem sido um objetivo para vários educadores e professores. Será que esse objetivo tão desejado, atualmente, é atingido? No sentido de dar resposta a esta questão, bem como, de caracterizar esta participação, procedeu-se à investigação no que concerne à participação da criança no processo de aprender a aprender. Desta forma, esta investigação incidirá na caracterização da participação, assim como, nas estratégias aprendidas pelas crianças para aprenderem. Para dar sentido a esta investigação, foram utilizados vários instrumentos de recolha de informação, tais como: grelha de observação e entrevistas aos profissionais de educação (educadora de infância e professor do 1º ciclo do ensino básico). Nesta investigação conclui-se que, mesmo não se apercebendo e mesmo não existindo intencionalidade, os profissionais da educação fornecem às crianças instrumentos e técnicas para estas aprenderem autonomamentept_PT
dc.description.abstractThe participation of children and the intention to give voice to them has been a goal for many educators and teachers. Does this much-desired objective reached today? In order to answer this question, as well as to characterize this participation, research was carried out regarding the participation of the child in the process of learning to learn. In this way, this research will focus on the characterization of participation, as well as on the strategies learned by the children to learn. To make sense of this research, several instruments were used to collect information, such as: observation grid and interviews with education professionals (kindergarten teacher and elementary school teacher). In this investigation it is concluded that, even if they do not realize and even if there is no intentionality, education professionals provide children with the tools and techniques to learn independentlypt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino básico (1º Ciclo)pt_PT
dc.subjectEducadorpt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.titleProfessor, como é que eu aprendo? Caracterizar a participação da criança no processo do aprender a aprenderpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid201722658pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório final 07-06-2017 (1).pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.