Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2467
Título: Professor, como é que eu aprendo? Caracterizar a participação da criança no processo do aprender a aprender
Autor: Gonçalves, Marta Daniela Gomes
Orientador: Craveiro, Clara
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Ensino básico (1º Ciclo)
Educador
Participação
Data: 12-Jul-2017
Resumo: A participação das crianças e o intuito de dar voz às mesmas tem sido um objetivo para vários educadores e professores. Será que esse objetivo tão desejado, atualmente, é atingido? No sentido de dar resposta a esta questão, bem como, de caracterizar esta participação, procedeu-se à investigação no que concerne à participação da criança no processo de aprender a aprender. Desta forma, esta investigação incidirá na caracterização da participação, assim como, nas estratégias aprendidas pelas crianças para aprenderem. Para dar sentido a esta investigação, foram utilizados vários instrumentos de recolha de informação, tais como: grelha de observação e entrevistas aos profissionais de educação (educadora de infância e professor do 1º ciclo do ensino básico). Nesta investigação conclui-se que, mesmo não se apercebendo e mesmo não existindo intencionalidade, os profissionais da educação fornecem às crianças instrumentos e técnicas para estas aprenderem autonomamente
The participation of children and the intention to give voice to them has been a goal for many educators and teachers. Does this much-desired objective reached today? In order to answer this question, as well as to characterize this participation, research was carried out regarding the participation of the child in the process of learning to learn. In this way, this research will focus on the characterization of participation, as well as on the strategies learned by the children to learn. To make sense of this research, several instruments were used to collect information, such as: observation grid and interviews with education professionals (kindergarten teacher and elementary school teacher). In this investigation it is concluded that, even if they do not realize and even if there is no intentionality, education professionals provide children with the tools and techniques to learn independently
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2467
Aparece nas colecções:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório final 07-06-2017 (1).pdf1.06 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.