Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2499
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Brigite-
dc.contributor.authorBorges, Carina Moreira Santos-
dc.date.accessioned2017-09-25T09:13:53Z-
dc.date.available2017-09-25T09:13:53Z-
dc.date.issued2017-07-31-
dc.date.submitted2017-07-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2499-
dc.description.abstractO presente relatório de estágio surge integrado na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A principal intencionalidade é compreender quais as metodologias de intervenção educativa que promovem a participação e a iniciativa das crianças na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A participação e os seus efeitos são tão importantes e fundamentais para o desenvolvimento infantil que, neste relatório de estágio, procurou-se compreender como os profissionais devem atuar e que expectativas e motivações as crianças têm das atividades. O Ministério da Educação procura promover orientações que reúnam as diretrizes contempladas na Convenção dos Direitos da Criança, no entanto é o profissional que deve realmente incluir isso na sua prática metodológica, adequando-a ainda ao seu grupo de crianças. Após uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, que está exposta no enquadramento teórico, procurou-se recolher informações através de observação participante, atividades, questionários e entrevistas à educadora e professores cooperantes, a outros profissionais de educação e alunos. Nos questionários e entrevistas aos docentes procurou-se saber o que estes entendiam por participação e que significado davam à mesma nas suas metodologias. Quanto às crianças, procurou-se saber o que entendiam por participação, se gostavam de participar, quando o faziam e como preferiam fazer os seus trabalhos. O contexto de observação foi o mesmo em ambas as valências, uma vez que estava incluído na Prática de Ensino Supervisionada, como já foi referido anteriormente. Os participantes do estudo foram uma turma dos 5 anos de Educação Pré-Escolar e uma turma do 2.º ano do 1.º CEB, ambos com a durabilidade de dois semestres, perfazendo, no final, uma duração de quatro semestres. Dos dados recolhidos, elencam-se muitas vantagens para o desenvolvimento infantil, bem como a possibilidade e facilidade que existe para que os profissionais de educação incluam, no seu trabalho, metodologias que promovam a participação e a iniciativa das criançaspt_PT
dc.description.abstractThe following internship report appears as part of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Preschool Education and Teaching of the Primary School Education. The main purpose is to understand the educational intervention methodologies that promote the participation and initiative of children in Preschool and Primary School Education. Participation and all it’s effects are so important and fundamental to the child’s development that, in this internship report looks to understand how professionals should act and what expectations and motivations the child has from the activities. The Ministry of Education promotes orientations that meet the guidelines of the convention of the child's rights, however it’s the professional who shall include it in the methodological practice, adapting it to his group of children. After a bibliographic search within the theoretical framework, participant observation, activities, surveys and interviews to the educator, and cooperative learning were used to collect information from other educational professionals and students. Those same surveys and interviews to teachers sought to understand their meaning of participation and comprehend its value within their own methodologies. For students, the purpose was not only to learn their meaning of participation, but also to determine how they prefer to apply it. Whether they actively seek to participate, if they enjoy it, when and how they applied it as they develop their work. The contexts of observation were the same, given it was part of the Supervised Teaching Practice, as previously mentioned. The participants studied were part of a group of 5 year olds in preschool and a class of the 2nd year olds from Primary School, both for the period of two semesters, adding up to total duration of four semesters. From the data collected, it is observed that there are many development advantages for the child as well as opportunities for professionals to include initiatives that promote child participation, in their methodologiespt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino básico (1º Ciclo)pt_PT
dc.title“Eu estou aqui, sabias?” Promoção da participação das crianças na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid201734923pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELATÓRIO_CARINABORGES.pdf1.38 MBAdobe PDFView/Open
ANEXOS_CARINABORGES.pdf1.67 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.